Voluntários apanham 19 toneladas de lixo marinho na costa portuguesa
Foram realizadas 70 acções de limpeza subaquática e terrestre em 130 km de costa portuguesa.
Cerca de 19 toneladas de lixo marinho foram recolhidas durante a semana comemorativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira, que contou com mais de 170 acções de limpeza.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Cerca de 19 toneladas de lixo marinho foram recolhidas durante a semana comemorativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira, que contou com mais de 170 acções de limpeza.
Em comunicado, a Fundação Oceano Azul refere que as 70 acções de limpeza subaquática e terrestre, que contaram com o envolvimento de 1.250 pessoas, limparam perto de 130 km de costa portuguesa e recolheram 19 toneladas de lixo.
Onze dessas acções de limpeza decorreram neste sábado em Sesimbra, no Parque Marinho Luís Saldanha, e juntaram mais de 200 mergulhadores amadores voluntários. Incluindo o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que também recolheu lixo marinho.
As acções deste sábado permitiram a recolha de vários quilogramas de lixo que foi depositado a bordo do navio Santa Maria Manuela e que será contabilizado no final do dia.
O Dia Internacional da Limpeza Costeira, sempre no terceiro sábado de Setembro, foi criado pela organização Ocean Conservancy e destina-se a promover a protecção dos oceanos, sendo actualmente assinalado em mais de cem países, reunindo milhões de voluntários na limpeza costeira.
Segundo a Fundação, em 2019, foram recolhidas 13 toneladas de lixo marinho em 65 acções de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 2.300 voluntários e 100 organizações, tendo sido limpos mais de 80 quilómetros da costa portuguesa.