Candidatura de João Ferreira divulga primeiros apoios
Escritores, professores universitários, militares, economistas, médicos e advogados estão entre os apoiantes agora conhecidos.
O historiador António Borges Coelho, o militar de Abril Diniz Almeida e o músico Luís Varatojo são três dos primeiros 17 apoios à candidatura presidencial de João Ferreira, do PCP, anunciados nesta sexta-feira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O historiador António Borges Coelho, o militar de Abril Diniz Almeida e o músico Luís Varatojo são três dos primeiros 17 apoios à candidatura presidencial de João Ferreira, do PCP, anunciados nesta sexta-feira.
A lista, divulgada pela candidatura lançada pelo PCP, inclui ainda o advogado João Correia, o autor João Monge, as actrizes Maria João Luís, Rita Lello e Rita Tomé.
Entre os apoiantes do eurodeputado comunista contam-se ainda mais dois militares de Abril, Henrique Mendonça e Manuel Begonha, os professores universitários Belarmino Barata e João Veloso, o economista João Rodrigues, o médico João Goulão e o advogado Romeu Cunha Reis.
Na área das letras, a lista inclui o escritor José Manuel Mendes e a jornalista Catarina Beato.
A seis meses do fim do mandato do actual Presidente da República, já há vários pré-candidatos ao lugar de Marcelo Rebelo de Sousa, que só anunciará a sua decisão em Novembro quanto a uma recandidatura.
São eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a militante do PS Carla Bastos Borrões, a eurodeputada e dirigente do BE Marisa Matias, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana Gomes, Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e João Ferreira, do PCP.