Dois rinocerontes-de-java bebés encontrados num parque da Indonésia
As crias Helen e Luther apareceram em vídeos filmados por uma centena de câmaras ocultas no parque nacional Ujung Kulon, entre Março e Agosto.
Dois rinocerontes-de-java bebés, uma fêmea e um macho, foram encontrados num parque natural da Indonésia, trazendo esperança à espécie em vias de extinção.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Dois rinocerontes-de-java bebés, uma fêmea e um macho, foram encontrados num parque natural da Indonésia, trazendo esperança à espécie em vias de extinção.
As crias — a que se deu o nome de Helen e Luther — apareceram em vídeos filmados por uma centena de câmaras ocultas no parque nacional Ujung Kulon, entre Março e Agosto, anunciaram as autoridades indonésias, em comunicado.
Situado na extremidade ocidental da ilha de Java, na província de Banten, o parque Ujung Kulon, com os seus mais de cinco mil hectares de floresta tropical e rios de água doce, é o último habitat natural preservado de rinocerontes-de-java, um dos mamíferos mais ameaçados do mundo.
Após anos de declínio populacional, o nascimento destas duas crias sobe o número total de espécimes para 74 animais.
O Governo indonésio passou a pente fino as ilhas de Java e Sumatra para encaminhar para o parque Ujung Kulon os rinocerontes-de-java, ameaçados pela erupção do vulcão Krakatoa, muito activo e próximo.
Outrora milhares, espalhados pelo Sul da Ásia, os rinocerontes-de-java foram dizimados pela caça furtiva e pela invasão humana dos seus habitats.