Arroz de feijão e pimentos & couve-flor assada picante
A nutricionista Márcia Gonçalves assume, no seu blogue Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão), a missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.
Um modesto arroz de feijão serve de acompanhamento a diversas iguarias portuguesas, mas, também pode constituir um prato principal.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Um modesto arroz de feijão serve de acompanhamento a diversas iguarias portuguesas, mas, também pode constituir um prato principal.
Para fazer esta receita, contamos com a adição de uma quantidade generosa de pimentos e feijão preto – e com alguma moderação na água, para fazer um arroz mais “solto”. E, para intensificar o sabor do prato, juntamos os elementos aromáticos: louro, colorau, uma pitada de piripíri, cominhos e, também, coentros frescos e sumo de lima, para equilibrar os sabores picantes e mornos.
Para acompanhar o arroz, assei alguns raminhos de couve-flor, bem condimentados e grosseiramente polvilhados com pão ralado, para adquirirem uma textura ligeiramente crocante depois de assados. Este método de preparação poderia ser aplicado a tantos outros legumes (fatias de abóbora, feijão-verde em tiras, brócolos…), ajustando os condimentos a gosto, e o tempo de confecção no forno, mas saliento que devem ser servidos logo após a confecção, pois perdem a crocância.
Arroz de feijão e pimentos
2-3 porções
40 min.
Dificuldade: 1/5
Ingredientes:
½ colher de sopa de azeite
1 cebola, cortada em cubos
¼ pimento vermelho, cortado em tiras
¼ pimento verde, cortado em tiras
1 tomate pequeno maduro (pelado e cortado em cubos) ou, 1 colher de sopa de concentrado de tomate
3 dentes de alho, picados
¼ colher de chá de cominhos
½ colher de chá de colorau ou paprica
1 folha de louro
< 1/8 colher de chá de piripíri
< ½ chávena (80 g) de arroz (utilizei vaporizado)
250 ml de água
1 lata pequena (260 g) de feijão preto, escorrido
Sal e pimenta preta a gosto
Coentros frescos (ou salsa), picados
Sumo de ½ lima (ou limão)
Procedimento:
Numa panela (preferencialmente anti-aderente), aqueça o azeite e refogue a cebola, os pimentos e o tomate. Coza durante 4 a 5 minutos, até a cebola começar a ficar translúcida. Junte o alho e os condimentos e refogue mais 1 minuto. Envolva o arroz nos legumes, e junte a água. Leve à fervura, tape a panela, e deixe cozer em lume brando durante 10 a 12 minutos. Envolva o feijão bem escorrido e deixe cozer cerca de 5 minutos. Por fim, junte os coentros frescos e o sumo de lima. Desligue o lume, e deixe o arroz repousar mais 10 minutos, antes de o servir.
Couve-flor assada picante
2-3 porções
30 min
Dificuldade: 1/5
Ingredientes:
1 couve-flor
2 colheres de chá de molho de soja
2 colheres de chá de concentrado de tomate
1 ½ colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de colorau
< ¼ colher de chá de piripíri
2 colheres de chá de amido de milho
Sal e pimenta preta a gosto
2 colheres de sopa de pão ralado
Procedimento:
1. Corte a couve-flor em raminhos. Lave, e seque bem os raminhos com um pano de cozinha.
2. Numa taça pequena, misture os ingredientes do molho que vai revestir a couve-flor (com a excepção do pão ralado), até obter um preparado homogéneo, sem grumos do amido.
3. Cubra a couve-flor com o molho, mexendo com uma colher para garantir que todos os raminhos ficam temperados. Junte o pão ralado e envolva novamente.
4. Espalhe a couve-flor sobre um tabuleiro revestido com papel vegetal, e leve ao forno a 200° C durante 25 minutos, virando os raminhos a meio do tempo de cozedura para não queimar.