Covid-19: GNR inicia operação para sensibilizar escolas e alunos no regresso às aulas

Regresso às aulas está marcado para esta semana. Muitos alunos vão encontrar um cenário muito diferente do habitual.

Foto
Regresso às aulas está marcado para esta semana Nelson Garrido

A GNR anunciou hoje que irá realizar, a partir de segunda-feira, acções de sensibilização nas escolas nacionais para transmitir conselhos de segurança e esclarecimentos sobre comportamentos de risco para a propagação da covid-19.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A GNR anunciou hoje que irá realizar, a partir de segunda-feira, acções de sensibilização nas escolas nacionais para transmitir conselhos de segurança e esclarecimentos sobre comportamentos de risco para a propagação da covid-19.

As acções da operação “Regresso às aulas 2020” serão desenvolvidas de segunda-feira e até 25 de Setembro junto dos cerca de cinco mil estabelecimentos escolares que fazem parte da área de actuação da Guarda e são dirigidas a professores, alunos e encarregados de educação.

Entre os temas que a GNR vai abordar, estão a divulgação do Programa Escola Segura, a segurança na rua e em casa e ainda a segurança rodoviária, “uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças”.

“Irão também ser realizadas acções de patrulhamento orientado para o cumprimento das normas destinadas a prevenir a propagação da covid-19”, refere a GNR, num comunicado.

Entre os principais conselhos que dará aos jovens, a GNR destaca que devem circular para a escola, sempre que possível, acompanhados, evitando passar em locais isolados ou com pouca luz.

Aconselha ainda que memorizem nas marcações rápidas do telemóvel o número do posto da GNR local e que, à saída, esperem por um familiar ou amigo dentro da escola.

Na Internet, as autoridades aconselham às crianças e jovens que escolham bem os conteúdos que publicam, não deixem as palavras-passe acessíveis a terceiros e que peçam ajuda no caso de se sentirem ameaçados.

Aos pais, a GNR aconselha que acompanhem o desenvolvimento escolar e as rotinas das crianças e que recorram às autoridades sempre que tiverem “conhecimento ou suspeita de que o filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime”.