Doze forcados feridos numa corrida de touros em Reguengos de Monsaraz
Um dos forcados ficou ferido com gravidade e foi transportado pelos bombeiros para o hospital, juntamente com mais cinco forcados. Ferido grave sofreu “uma lesão grave no fígado” após uma pega.
Doze forcados ficaram feridos, um dos quais com gravidade, durante uma corrida de touros no sábado à noite em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, disseram este domingo à agência Lusa os bombeiros.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Doze forcados ficaram feridos, um dos quais com gravidade, durante uma corrida de touros no sábado à noite em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, disseram este domingo à agência Lusa os bombeiros.
Os bombeiros de Reguengos de Monsaraz transportaram para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) cinco forcados, um deles em estado grave e os outros com ferimentos ligeiros, indicou Ciríaco Falé, segundo comandante da corporação.
Segundo o bombeiro, os restantes sete forcados feridos foram assistidos na Praça de Touros Mestre Batista, em Reguengos de Monsaraz, e alguns deslocaram-se ao hospital, posteriormente, por meios próprios.
Os forcados feridos têm idades “na casa dos 20 anos, no máximo, dos 30” e pertencem aos dois grupos que participaram na corrida de touros, o de Monsaraz e o de São Manços, adiantou.
De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, o ferido grave é um forcado do Grupo de São Manços, que sofreu “uma lesão grave no fígado”, na sequência de uma pega.
Ciríaco Falé referiu que o ferido grave foi assistido no local, inclusive pelo médico e enfermeiro da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do hospital de Évora, e depois transferido para a unidade hospitalar.
“O espectáculo foi interrompido ao quarto toiro para se dar assistência aos feridos e estabilizar o ferido grave”, assinalou, referindo que a corrida de touros terminou “quase às 2h” da madrugada deste domingo.
Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação do HESE indicou que seis forcados, com idades entre os 18 e os 33 anos, deram entrada no sábado à noite na unidade hospitalar, tendo cinco já tido alta.
Um dos seis forcados “foi transferido esta manhã para o hospital de Santa Maria [em Lisboa] em estado grave”, acrescentou a mesma fonte.