Cientistas já estão a analisar impacto da covid-19 na saúde mental das crianças
Trabalho com um total de 1241 alunos entre os 9 e os 15 anos revelou um “aumento significativo” dos problemas de saúde mental associados ao fecho e reabertura das escolas. Apesar das limitações, este estudo realizado na China e outros artigos publicados antes podem ajudar outros países que estão agora a lidar com o regresso às aulas.
De uma forma geral, a conclusão deste estudo (e de outros estudos semelhantes realizados antes) é que devemos estar preparados para responder a um impacto significativo das medidas sobre a covid-19 na saúde mental das crianças e adolescentes. E o impacto vale tanto para períodos de confinamento como para o regresso possível à normalidade. Um estudo divulgado esta sexta-feira na JAMA Network Open é o mais recente contributo para esta discussão. E o facto de ter analisado este fenómeno na China onde tudo aconteceu primeiro pode ser útil para os outros países que agora estão a arrancar com novas fases da escola em tempo de pandemia.
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De uma forma geral, a conclusão deste estudo (e de outros estudos semelhantes realizados antes) é que devemos estar preparados para responder a um impacto significativo das medidas sobre a covid-19 na saúde mental das crianças e adolescentes. E o impacto vale tanto para períodos de confinamento como para o regresso possível à normalidade. Um estudo divulgado esta sexta-feira na JAMA Network Open é o mais recente contributo para esta discussão. E o facto de ter analisado este fenómeno na China onde tudo aconteceu primeiro pode ser útil para os outros países que agora estão a arrancar com novas fases da escola em tempo de pandemia.