Nesta aldeia de Proença-a-Nova, os habitantes limpam ruas e plantam flores

Com mais crianças na aldeia devido às férias de Verão, a Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando, aldeia de Proença-a-Nova, pediu ajuda para limpar as ruas e deixá-las mais floridas.

Foto
Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando

Vinte e cinco habitantes da aldeia de Sobral Fernando realizaram na localidade seis acções de limpeza e reutilizaram objectos para servirem de vasos para florir a aldeia, com o objectivo de a tornar a mais bonito de Proença-a-Nova.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Vinte e cinco habitantes da aldeia de Sobral Fernando realizaram na localidade seis acções de limpeza e reutilizaram objectos para servirem de vasos para florir a aldeia, com o objectivo de a tornar a mais bonito de Proença-a-Nova.

A Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando aproveitou a presença de mais crianças na aldeia devido ao período de férias de Verão e lançou um desafio à comunidade local. “Cerca de 25 pessoas, entre as quais nove crianças, dos dois até aos 16 anos, e adultos até aos 74, colocaram mãos à obra e, em seis acções de limpeza, arrancaram ervas, apanharam lixo, limparam valetas e varreram ruas”, explica, em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova.

Foto
Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando

Para florir mais a aldeia, os habitantes reutilizaram objectos para servirem de vasos, nomeadamente bidões utilizados noutros tempos nas campanhas da resina, panelas antigas, penicos, carros de mão de ferro ou janelas antigas.

Citada na nota, a presidente da Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando, Ana Louro, explica que utilizaram objectos que contam histórias. “A reacção das pessoas foi muito positiva, pois aderiram logo, uns a serem responsáveis pela rega de determinadas zonas, outros a quererem colaborar na plantação das flores. Inclusivamente, começou a haver mais visitas por parte das pessoas das aldeias em redor para verem as nossas ruas coloridas “, refere a responsável associativa.

As 45 flores utilizadas nos 17 vasos recuperados foram compradas por alguns moradores ou fornecidas pelo viveiro municipal de Proença-a-Nova. A Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando espera agora que mais associações sigam o exemplo e valorizem o património das suas localidades.

As próximas acções previstas vão levar os voluntários até ao rio Ocreza para recolha de lixo nas margens e realizar a pintura de muros que estejam mais degradados.

O município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, disponibiliza-se para fornecer flores e outras plantas do viveiro municipal, mediante as existências e solicitação prévia, contribuindo para um concelho mais florido e verde.

“As associações que desenvolvam iniciativas de valorização das suas aldeias e que as queiram divulgar devem enviar a informação para o email gimprensa@cm-proencanova.pt”, sublinha.