De um parque geracional a um projecto anti-bullying - estes são os vencedores do GOP+ Jovem de Gaia
O GOP+ Jovem 2020, com o mote “Sonha Grande: Qual é a tua ideia para Gaia?”, alcançou os 2355 votos registados, contando com um orçamento de 240 mil euros, a distribuir 40 mil por cada projecto seleccionado.
O Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP + Jovem 2020) já anunciou vencedores. Um parque geracional, um jardim sensorial, um equipamento destinado ao depósito de beatas de cigarros, zonas de lazer nas escolas, actividades entre os mais jovens e os mais velhos e um projecto social anti-bullying são as soluções vencedoras.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP + Jovem 2020) já anunciou vencedores. Um parque geracional, um jardim sensorial, um equipamento destinado ao depósito de beatas de cigarros, zonas de lazer nas escolas, actividades entre os mais jovens e os mais velhos e um projecto social anti-bullying são as soluções vencedoras.
A edição deste ano que, segundo comunicado, “superou as expectativas” com mais de 2355 votos registados por parte da população de Gaia entre os 13 e os 30 anos com ligação provada ao concelho, revê os jovens e as jovens como “agentes positivos de mudança com potencial transformador” e premiou-os nas áreas da Criatividade, Cultura e Desporto, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Intergeracionalidade e Voluntariado Jovem.
Nas áreas da Criatividade, Cultura e Desporto, Mariana Pinho, natural de Serzedo, projectou um parque multigeracional, de forma a “rentabilizar, reconstruir e modificar o terreno situado nas ruas Padre Manuel Ribeiro Coelho e General Humberto Delgado”. Estas ruas, dantes de grande movimento, têm vindo a deteriorar-se com o passar dos anos e Mariana propõe recuperá-las, implementando espaços verdes, um parque fitness, um acesso pedonal, um parque infantil, uma zona de jogo sénior, um parque de merendas e um miradouro central. Já Érica Moreira, sonhou com o “reencontro pessoal com o seu eu primitivo”, propondo um jardim sensorial, através do qual os gaienses poderão despertar os seus cinco sentidos.
Na área do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tatiana Pereira vai criar um ecoponto para depositar beatas interactivo pois contém “uma pergunta apelativa de resposta fácil e com duas opções”, sendo que o voto é feito através da colocação da beata do cigarro. Ângelo Sousa vai começar por criar uma zona de lazer na escola Escola Secundária Gaia Nascente, onde poderá desenvolver uma horta pedagógica para os alunos de Biologia.
Na área da Intergeracionalidade e Voluntariado Jovem, Inês Fernandes vai ajudar os mais velhos, desenvolvendo actividades de apoio domiciliário às “pessoas dependentes de higiene pessoal, cuidados de imagem, mobilização, formação do cuidador e gestão do regime medicamentoso”, criando ainda “uma rede de parceiros com restaurantes e outras associações na freguesia para recolher, organizar e distribuir refeições” às pessoas dependentes. Por fim, Vera Santos concebeu um projecto social que pretende “prevenir o bullying na idade pré-escolar, no concelho de Vila Nova de Gaia, através da comunicação intergeracional”.
Os projectos vencedores serão inseridos no orçamento municipal para 2021 e executados no mesmo ano. A edição de 2020 contou com um montante total de 240 mil euros, a distribuir 80 mil por área e 40 mil por projecto.
O GOP expõe como principais objectivos promover “a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo assim a existência de uma sociedade civil forte e activa e reforçando o compromisso com o sucesso do Plano Municipal da Juventude de Gaia”. A Câmara Municipal de Gaia prevê o regresso da iniciativa no ano de 2021.
Texto editado por Ana Fernandes