Mais de 50 de concelhos do Norte, Centro e Algarve em risco máximo de incêndio
Estão em risco máximo de incêndio 55 municípios dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro. Quase todos os concelhos de todos os distritos de Portugal continental estão em risco muito elevado e elevado de incêndio.
Mais de meia centena de concelhos do interior Norte, do Centro, e Algarve estão este domingo em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Mais de meia centena de concelhos do interior Norte, do Centro, e Algarve estão este domingo em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio 55 municípios dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro.
O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
O risco de incêndio é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis: máximo, muito elevado, elevado, moderado e reduzido. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
A Protecção Civil apela à população para adoptar medidas de prevenção, como a proibição das queimas e queimadas sem autorização, utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nestes locais, lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização das câmaras municipais.
Todos os distritos de Faro estão também sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o IPMA.
O IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até início da manhã. O vento soprará fraco a moderado (até 30 quilómetros por hora) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 quilómetros por hora), com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.
As previsões apontam ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida da temperatura na região Sul.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 23 graus centígrados em Aveiro e Leiria e os 36 graus em Faro e Castelo Branco.