De que é feita uma colecção?
Depositar obras em centros de arte espalhados pelo país só faz sentido se esse depósito for a face visível de uma verdadeira política de descentralização, ou seja, se com as obras da colecção do Estado vier a capacidade de fixar profissionais qualificados, de criar massa crítica e de desenvolver estruturas de produção de conhecimento. Ora o que se vê na exposição inaugural do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra não deixa grandes esperanças.
A pergunta que dá título a este texto é uma citação do nome da exposição inaugural do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. Com curadoria de David Santos (actual curador responsável pela Colecção de Arte Contemporânea do Estado) e por José Maçãs de Carvalho (curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra), propõe-se explorar os conceitos de “corpo” e “matéria” através de um percurso por esta colecção pública.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A pergunta que dá título a este texto é uma citação do nome da exposição inaugural do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. Com curadoria de David Santos (actual curador responsável pela Colecção de Arte Contemporânea do Estado) e por José Maçãs de Carvalho (curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra), propõe-se explorar os conceitos de “corpo” e “matéria” através de um percurso por esta colecção pública.