Ouro atinge novo máximo histórico
Metal precioso a caminho dos 2000 dólares por onça nos mercados internacionais
O valor da cotação do ouro ultrapassou os 1900 dólares por onça durante a negociação esta segunda-feira, segundo a agência Reuters, um novo máximo histórico.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O valor da cotação do ouro ultrapassou os 1900 dólares por onça durante a negociação esta segunda-feira, segundo a agência Reuters, um novo máximo histórico.
O metal precioso valorizava no início da tarde desta segunda-feira, avançando 1,99%, para 1938, 8 euros por onça, com a desvalorização do dólar a levar os investidores a refugiarem-se no ouro. Além de estar passado a barreira psicológica dos 1900 dólares, foi ultrapassado o valor, recorde até agora, de 1920,30 dólares a onça, que datava de 2011.
A Reuters contabiliza em 53% o aumento do preço à vista do ouro nos últimos 14 meses, estando agora mais próximo dos 2000 dólares por onça (troy).
Na análise da agência de notícias, a incerteza económica – com muitas nações a recearem uma segunda vaga pandémica – e o agravar do conflito EUA-China tem vindo a aumentar a procura por activos refúgio. “De certa maneira, o ouro está a substituir o dólar norte-americano”, resumiu Hans Ritter, responsável global pela negociação no grupo alemão Heraeus, à Reuters.