Margarida Lucas e Regina Pessoa premiadas em festival ibérico

Sagrada Família, de Margarida Lucas, recebeu o Prémio do Público de Badajoz; Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, o de Melhor Música Original, de autoria do compositor canadiano Normand Roger.

Fotogaleria

Duas realizadoras portuguesas, Margarida Lucas e Regina Pessoa, foram premiadas no Festival Ibérico de Cinema (FIC) de Badajoz (Espanha), que terminou neste fim-de-semana, informou nesta segunda-feira a Delegação da Estremadura espanhola em Lisboa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Duas realizadoras portuguesas, Margarida Lucas e Regina Pessoa, foram premiadas no Festival Ibérico de Cinema (FIC) de Badajoz (Espanha), que terminou neste fim-de-semana, informou nesta segunda-feira a Delegação da Estremadura espanhola em Lisboa.

As realizadoras foram distinguidas pelas curtas-metragens Sagrada Família, de Margarida Lucas, e Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, na 26.ª edição do FIC, que decorreu, além de Badajoz, em Olivença e San Vicente de Alcántara, na região da Estremadura espanhola.

Os espectadores do festival distinguiram com o Prémio do Público de Badajoz Sagrada Família, uma “comédia de humor negro que conta a história de uma peculiar família que vive num pequeno andar em Benfica”, explica uma nota dos promotores enviada à agência Lusa. Já a película de Regina Pessoa foi distinguida pelo júri com o Prémio de Melhor Música Original pelo trabalho do canadiano Normand Roger, no filme que é uma homenagem da realizadora ao seu tio Tomás, “um homem humilde com uma vida simples e anónima, mas que foi determinante para ela”.

O concurso recebeu 480 curtas-metragens de Espanha e Portugal, das quais foram seleccionadas 24 para a secção oficial, entre elas as duas portuguesas que acabaram premiadas.

Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias tem somado vários prémios internacionais desde a estreia mundial, em 21 de Março de 2019, no Monstra — Festival de Animação de Lisboa, e esteve entre os dez finalistas à nomeação para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação deste ano. Entre as conquistas desta curta-metragem destaca-se o galardão de Melhor Curta-Metragem nos prémios Annie de 2020, considerados os Óscares do cinema de animação.

Com Tio Tomás..., Regina Pessoa já recolheu, também, o Prémio do Júri do Festival de Cinema de Animação de Annecy (França), o Grande Prémio do Anima Mundi - Festival Internacional de Animação (Brasil), o prémio de Melhor Realizadora no Festival Internacional de Animação de Pernambuco e o Prémio de Excelência no Festival de Animação de Tóquio.