Murros no ar, ou de como o feminicídio chegou ao Festival de Almada
Rebota Rebota y en tu Cara Explota, dos espanhóis Agnès Mateus e Quim Tarrida, começa por fazer rir. Mas é um riso cada vez mais culpado e mais amarelo, que acaba por dar lugar a um doloroso confronto com a realidade da violência sobre as mulheres.
Primeiro chegam as piadas machistas. A seguir, aquelas bocas que as mulheres ouvem por tudo e por nada quando passam na rua. Depois – narrado como um “destino” próprio de fado marialva – vem o papel da mulher na cultura popular, das princesas dos filmes da Disney às séries de televisão, passando pelo que se conta às crianças antes de adormecerem. É um fartote de riso. Porém…
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Primeiro chegam as piadas machistas. A seguir, aquelas bocas que as mulheres ouvem por tudo e por nada quando passam na rua. Depois – narrado como um “destino” próprio de fado marialva – vem o papel da mulher na cultura popular, das princesas dos filmes da Disney às séries de televisão, passando pelo que se conta às crianças antes de adormecerem. É um fartote de riso. Porém…