Antigas placas toponímicas do Porto estão à venda online
São mais de 2500 placas que podem agora ser compradas pela internet, por cerca de 100 euros.
Desde razões afectivas a meramente estéticas, são vários os motivos que podem levar à compra de uma placa toponímica da cidade do Porto, compra essa que pode agora ser feita online.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Desde razões afectivas a meramente estéticas, são vários os motivos que podem levar à compra de uma placa toponímica da cidade do Porto, compra essa que pode agora ser feita online.
Há 15 anos que as placas estão guardadas nos armazéns municipais e desde 2018 que a autarquia de Rui Moreira as disponibiliza para venda, tendo já 223 placas encontrado um novo lar.
Através do novo site disponibilizado pela Câmara Municipal, é possível filtrar por freguesia a pesquisa das mais de 2550 placas, e saber de imediato a que ruas, praças ou avenidas dizem respeito, assim como o stock disponível.
As placas são de alumínio e têm dimensões de 52 centímetros por 43 centímetros. Cada uma fica por 100 euros.
A venda das placas deve-se ao facto de a autarquia, actualmente, utilizar placas em policarbonato em detrimento das placas de alumínio para identificar as ruas da cidade.
As placas toponímicas da cidade do Porto, que foram uniformizadas em 2004 pelo pintor e designer gráfico Armando Alves, como escreveu o designer Francisco Laranjo no PÚBLICO, destinavam-se a resolver o problema da quantidade de diferentes placas históricas espalhadas pelo Porto, “a substituir as degradadas e definir um modelo que pudesse ser aplicado em novas ruas”.