Manifestantes derrubam estátua de Colombo e deitam-na à água em Baltimore
Nas últimas semanas, estátuas de Colombo também foram derrubadas ou vandalizadas em vários pontos dos Estados Unidos.
Manifestantes em Baltimore, nos Estados Unidos, derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo e lançaram-na à agua no porto da cidade.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Manifestantes em Baltimore, nos Estados Unidos, derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo e lançaram-na à agua no porto da cidade.
Manifestantes mobilizados pela morte do afro-americano George Floyd às mãos de um polícia de Minneapolis têm exigido a retirada de estátuas de Colombo e de figuras confederadas, entre outras.
No caso do explorador italiano, a justificação é que Colombo é responsável pelo genocídio e exploração dos povos nativos nas Américas.
De acordo com o jornal The Baltimore Sun, a estátua foi inaugurada em 1984 e pertence ao município.
Nas últimas semanas, estátuas de Colombo também foram derrubadas ou vandalizadas em Miami, na Florida, Richmond, na Virgínia, St. Paul, no Minnesota, e Boston, Massachusetts.
Em Washington, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, instou em junho o Congresso a retirar do Capitólio 11 estátuas de líderes e soldados confederados da Guerra Civil.