Galp lidera corrida das petrolíferas pelo solar em Espanha

Pressionadas pelas metas de descarbonização, as petrolíferas viram-se para a electricidade verde e investem em força nas fotovoltaicas. Galp compete com gigantes como a Total e a BP.

Foto
Desde o início do ano foram anunciados vários investimentos no solar em Espanha pelas grandes petrolíferas REUTERS/Marcelo del Pozo

Em Espanha, várias petrolíferas começaram o ano com negócios de milhões para conseguirem um lugar ao sol. A Galp foi a primeira, ao anunciar, em Janeiro, a compra dos activos de produção de energia fotovoltaica do grupo ACS, de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid. Mais conhecida no país vizinho pelos seus cerca de 600 postos de abastecimento de combustíveis, a entrada da petrolífera portuguesa na corrida pelas centrais solares da empresa Zero-E (unidade da ACS) causou surpresa e o processo foi, segundo a imprensa espanhola, duramente disputado com grupos como a Shanghai Electric, a China Railway Group e a BP, e os fundos de infra-estruturas Brookfield e Macquarie, entre outros.