Primeiro-ministro recebe em São Bento governador do Banco de Portugal
Reunião ocorre antes de António Costa ouvir os partidos com representação parlamentar sobre a escolha do sucessor de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal.
O primeiro-ministro, António Costa, recebe esta segunda-feira, pelas 16h30, em São Bento, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que se encontra em fim de mandato ao fim de dez anos no cargo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O primeiro-ministro, António Costa, recebe esta segunda-feira, pelas 16h30, em São Bento, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que se encontra em fim de mandato ao fim de dez anos no cargo.
Esta reunião ocorre antes de António Costa ouvir os partidos com representação parlamentar sobre a escolha do sucessor de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal, reuniões essas que ainda não estão agendadas, mas que o primeiro-ministro apontou para o final deste mês.
Na semana passada, após a cerimónia posse de João Leão como novo ministro de Estado e das Finanças, António Costa admitiu que Mário Centeno “é uma hipótese” para o cargo de governador do Banco de Portugal.
A 11 de Junho, numa entrevista do Telejornal da RTP 1, Centeno admitiu que o cargo de governador “é um cargo muito importante para o país, que qualquer economista gostaria de poder desempenhar” – “Mas eu só estou a qualificar o cargo, espero que seja entendido assim”, acrescentou.
“Ser governante não é propriamente um cadastro”, sublinhou, reconhecendo, contudo, ter “falado dessas matérias” com o primeiro-ministro, a quem cabe, juntamente com o seu sucessor, João Leão, a escolha de quem substituirá Carlos Costa, cujo segundo mandato termina em Julho.