DGS assegura “todas as condições” para Portugal receber Liga dos Campeões

Decisão sobre o palco da final a oito da competição será tomada pelo Comité Executivo da UEFA na quarta-feira.

Foto
LUSA/ANDRE KOSTERS

A um dia da decisão sobre o local escolhido para a conclusão da Liga dos Campeões, a Direcção-Geral da Saúde assegurou que estão reunidas “todas as condições” para Portugal receber a fase final da edição de 2019-20 da competição. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A um dia da decisão sobre o local escolhido para a conclusão da Liga dos Campeões, a Direcção-Geral da Saúde assegurou que estão reunidas “todas as condições” para Portugal receber a fase final da edição de 2019-20 da competição. 

Portugal, e Lisboa em particular, têm sido apontados como o local que a UEFA vai indicar na quarta-feira para a realização de uma final a oito da Champions, com a disputa, sem público, dos embates dos quartos-de-final e das meias-finais, em apenas um jogo, e da final.

“A DGS está envolvida no apoio à candidatura portuguesa à organização da final a oito da Liga dos Campeões”, lê-se no comunicado da autoridade de saúde nacional, assumindo “confiar na existência de todas as condições para receber este evento desportivo em Portugal”.

No mesmo comunicado, a DGS salientou “a estreita articulação que se tem verificado com o grupo de peritos nomeados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF)”, assim como o “trabalho conjunto profícuo na retoma da principal Liga nacional de futebol profissional”.

“A DGS considera que, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido com a FPF e a Liga [de clubes] e da experiência do desenrolar da principal competição de futebol nacional, se encontram reunidas todas as condições para o acolhimento do referido evento em Portugal”, sublinhou, assegurando a disponibilidade “para a continuação da articulação entre as entidades promotoras deste evento e as autoridades de saúde”.

A Liga dos Campeões foi interrompida no início de Março, devido à pandemia de covid-19, nos quartos-de-final, fase em que faltam disputar a segunda mão dos embates entre Bayern Munique e Chelsea, entre Barcelona e Nápoles, entre Manchester City e Real Madrid e entre Juventus e Lyon.