Travel Tomorrow: novo site quer ajudar a viajar em segurança
Plataforma é lançada no dia 16 de Junho e terá informações das medidas aplicadas em cada país para os seus visitantes.
Como e para onde viajar em segurança em tempos de pandemia? Que normas existem em cada país para os visitantes? Par responder a estas e outras perguntas é lançado no dia 16 o site Travel Tomorrow, dirigido pelo português António Buscardini.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Como e para onde viajar em segurança em tempos de pandemia? Que normas existem em cada país para os visitantes? Par responder a estas e outras perguntas é lançado no dia 16 o site Travel Tomorrow, dirigido pelo português António Buscardini.
Sediado em Bruxelas, o projecto pretende dedicar-se a experiências de viagens, realçando o futuro do turismo sustentável, “mantendo o foco na competitividade do sector e no impacto da covid19 na indústria de turismo”, segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira.
O site quer também ser um local para dar voz a todos os interessados na indústria do turismo, sejam operadores turísticos, hotéis ou museus.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, 72% dos destinos fechou completamente as suas fronteiras internacionais para evitar a propagação da pandemia. No final de Abril, cerca de quatro meses depois de terem sido relatados os primeiros casos de covid-19, não havia nenhum país que não tivesse restrições à entrada de visitantes estrangeiros.
De acordo com a estimativa desta organização, esta crise provocada pelo novo coronavírus pode levar a uma queda do sector do turismo de 60% a 80% este ano, arrastando companhias aéreas, hotéis e restaurantes para a bancarrota.
“A sustentabilidade é fundamental para o turismo de amanhã. A conservação da biodiversidade, o respeito pela autenticidade sociocultural das comunidades, a garantia do bem-estar social e segurança económica dos países acolhedores com o uso sustentável dos recursos ambientais precisam de fazer parte dos pilares do novo modelo de turismo”, diz António Buscardini.
Neste sentido, o novo site diz que pretende “proporcionar conteúdo actualizado sobre medidas e recomendações dos governos nacionais e locais, novos conselhos sobre saúde e viagens e outras informações relevantes sobre turismo”.
“Queremos ajudar o sector e inspirar viajantes, mas também aplicar as lições que a pandemia trouxe. Na prática, a promoção de um turismo com consciência sustentável requer tanto atitudes simples dos viajantes quanto políticas públicas dos governos e acções por parte das empresas”, acrescenta o comunicado.
O site estará acessível em traveltomorrow.eu e tem página no Facebok aqui.