Empresa chinesa diz ter desenvolvido bateria para carro eléctrico que dura dois milhões de quilómetros
A CATL, parceira da Tesla e fornecedora de marcas como a Volkswagen ou a BMW, diz que as baterias estão prontas para produção e têm capacidade para alimentar um veículo ao longo de 16 anos e durante dois milhões de quilómetros.
A empresa chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), a maior produtora de baterias do mundo, está preparada para produzir uma bateria para automóveis elécrticos que dura 16 anos e consegue acumular dois milhões de quilómetros de viagem.
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A empresa chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), a maior produtora de baterias do mundo, está preparada para produzir uma bateria para automóveis elécrticos que dura 16 anos e consegue acumular dois milhões de quilómetros de viagem.
O marco foi avançado no domingo pelo presidente da empresa, Zeng Yuqun, em entrevista à Bloomberg News, sem que tenha ainda sido avançada qualquer marca que vá começar a utilizar já estas novas baterias.
A CATL assinou em Fevereiro uma parceria de dois anos com a Tesla para a produção de baterias para o Tesla Model 3, e é a fornecedora de baterias para os modelos eléctricos de marcas como a Volkswagen, a Volvo ou a BMW.
Na entrevista, Zeng Yuqun afirmou que a empresa está pronta a produzir caso surja alguma encomenda, adiantando que as novas baterias custam cerca de 10% mais que as utilizadas actualmente nos carros eléctricos.
A capacidade de manter uma bateria funcional na estrada durante 16 anos ou dois milhões de quilómetros é um avanço que pode ajudar a indústria dos carros eléctricos, tendo em conta que as baterias actuais garantem à volta de 150 mil quilómetros ou oito anos de utilização.
Uma maior duração das baterias permite reduzir os custos associados à manutenção de um carro eléctrico e aumentar a competitividade no mercado contra os carros movidos a combustíveis fósseis, numa altura em que o sector automóvel procura começar a recuperar do abalo provocado pela pandemia de covid-19.