Covid-19: Região de Lisboa representa três em cada quatro dos 342 novos casos

Do total de novos casos, 255 estão registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, e a ministra da Saúde assinala que grande parte está concentrada em cinco concelhos apenas. A região conta com 13.073 casos desde o início da pandemia de covid-19. Casos do Norte e Centro “não são todos de hoje”, diz Marta Temido.

Foto
Miguel Manso

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) regista neste domingo 342 novos casos da covid-19 em Portugal, uma ligeira baixa em relação aos dados de ontem, quando tinham sido registados 382 casos. Do total de casos reportados, 75% foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) regista neste domingo 342 novos casos da covid-19 em Portugal, uma ligeira baixa em relação aos dados de ontem, quando tinham sido registados 382 casos. Do total de casos reportados, 75% foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Há registo de cinco novas mortes, num total acumulado de 1479 pessoas desde o início da pandemia da covid-19.

No que toca ao tipo de hospitalização, há registo de 398 doentes internados (neste sábado eram 414) e o número de pacientes em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) subiu: há um novo doente, passando o número para 58.

Recuperaram da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 mais 188​ pessoas, o que faz aumentar o número total de recuperados para 20.995 pessoas, mais de 60%. Excluindo o número de pessoas curadas e o de mortes, Portugal tem, de momento, 12.219 ​casos activos.

Olhando para o padrão regional, é possível verificar que a subida de casos anda à boleia das infecções registados em Lisboa e Vale do Tejo. Já neste sábado o Presidente da República tinha dito que tal se devia, em grande medida, à testagem que se estava a fazer no sector da construção civil, pedindo um meio termo: “não podemos facilitar, nem cair no alarmismo”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, esclareceu em conferência de imprensa que, dos dados apresentados hoje, nem todos os novos casos no Norte e no Centro foram identificados nas últimas 24 horas, uma vez que “nem todos os casos estavam registados nas bases de dados”.

Maioria dos novos casos está concentrada em cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa

Nos últimos 15 dias, o foco das atenções está na região de Lisboa e Vale do Tejo, mais precisamente em cinco concelhos onde se registaram 80% dos casos da região.

Nos últimos 15 dias foram registados:

  • 273 novos casos em Sintra;
  • 187 casos em Lisboa;
  • 171 Amadora;
  • 135 Loures;
  • 88 em Odivelas.

Depois de um dia com atrasos na divulgação do boletim epidemiológico da DGS, provocados por uma falha informática, o boletim deste domingo saiu no período habitual.

O mundo regista neste momento mais de seis milhões e 600 mil casos de covid-19, num total global de mortes que ultrapassa já as 392 mil pessoas.