Marcelo e Costa fazem reunião semanal ao almoço no Palácio de Belém

Encontro acontece depois de primeiro-ministro e Presidente estarem juntos na sétima reunião com peritos no Infarmed, durante a manhã.

Foto
Marcelo e Costa em Ovar, há uma semana LUSA/JOSÉ COELHO

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão esta quinta-feira almoçar no Palácio de Belém, encontro que corresponde à reunião semanal entre os dois, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão esta quinta-feira almoçar no Palácio de Belém, encontro que corresponde à reunião semanal entre os dois, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

Este almoço acontecerá após a reunião com epidemiologistas que decorre durante a manhã no Infarmed, em Lisboa, e na véspera da reunião do Conselho de Ministros de sexta-feira, em que o Governo decidirá sobre a próxima etapa de reabertura de actividades e estabelecimentos encerrados devido à covid-19.

Neste momento, o Governo está também a preparar a apresentação de um programa de estabilização económica e social e de um orçamento suplementar, documentos sobre os quais o primeiro-ministro ouviu ao longo desta semana os partidos com assento parlamentar, organizações representativas de instituições particulares de solidariedade social e confederações sindicais e patronais.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estiveram juntos na sexta-feira em visitas a uma fábrica e a um hospital de campanha em Ovar, município do concelho de Aveiro onde foi declarada a situação de calamidade e fixada uma cerca sanitária durante cerca de um mês para conter a transmissão da covid-19.

A reunião de hoje no Infarmed é a segunda após o fim do estado de emergência, que vigorou em Portugal entre 19 de Março e 2 de Maio, do qual se transitou para uma situação de calamidade em todo o território nacional, com início de uma reabertura gradual das actividades e estabelecimentos encerrados.

Esta é a sétima reunião técnica com epidemiologistas com a presença do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro e alargada aos líderes dos partidos com representação parlamentar, sindicais e patronais, para partilha de informação sobre a evolução da covid-19 em Portugal.