“Portugal está pronto”: três praias portuguesas entre as dez “mais seguras da Europa”
European Best Destinations elege Comporta, Porto Santo e Meia Praia.
Para quem procura um Verão com “espaço, ar puro, sol, mas, acima de tudo, um local seguro para si e para a sua família”, a organização European Best Destinations (EBD) acaba de publicar o seu top 10 de praias “mais seguras da Europa”. E Portugal tem três praias na lista. Porque, pode ler-se no artigo, “Portugal está pronto”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Para quem procura um Verão com “espaço, ar puro, sol, mas, acima de tudo, um local seguro para si e para a sua família”, a organização European Best Destinations (EBD) acaba de publicar o seu top 10 de praias “mais seguras da Europa”. E Portugal tem três praias na lista. Porque, pode ler-se no artigo, “Portugal está pronto”.
Comporta (que surge em 2.º lugar, comprovando a sua cada vez maior fama mundial), seguida logo por Porto Santo (4.º) e a Meia Praia de Lagos (7.º) são os grandes destaques portugueses desta lista criada, segundo a EBD, seguindo critérios como o “baixo número de pessoas infectadas com coronavírus”, o “tamanho das praias e o número de metros quadrados disponíveis para cada pessoa”.
Mas não só: “Estes destinos foram também seleccionados com base na grande oferta de villas privadas, apartamentos turísticos, hotéis pequenos e médios com carta de regras sanitárias e de compromisso para com os viajantes, como limpeza e desinfecção de quartos depois de cada estadia, ou respeito pelo distanciamento social”.
Além disso, “estes destinos estão localizados perto de hospitais que nunca estiveram sobrelotados durante a crise, com uma média de camas de hospital per capita acima da média europeia”, refere a EBD, iniciativa que promove várias listagens anuais de melhores atracções da Europa e também a célebre competição Melhor Destino Europeu do Ano (que Porto e Lisboa já venceram - Braga competiu em 2019 e ficou em 2.º lugar, atrás de Budapeste).
A lista começa com Preveza (a praia principal da zona é Monolithi, com 22Km), na Grécia, um dos “países menos afectados pelo coronavírus”, com “medidas de segurança e saúde para garantirem aos turistas umas férias seguras”.
Sobre a entrada portuguesa da Comporta diz-se que “por vezes se pode ficar” nesta praia alentejana “por horas sem encontrar ninguém”. Depois fala-se logo em Madonna a cavalgar por estas bandas, com “20km de areal”. Sublinhando-se que o Alentejo é das “zonas menos afectadas pelo coronavírus na Europa - até menos de 600 vezes menos casos que noutras regiões da Europa”, indica-se.
“Portugal tem centenas de quilómetros de praias magníficas”, lê-se, “perfeitas para umas férias em famílias”. “A praia da Comporta fica a poucos quilómetros de Lisboa, uma das mais bonitas capitais da Europa”, e “nunca está sobrelotada, mesmo em Julho e Agosto”. Em destaque ainda no texto, a oferta turística de “apartamentos, villas privadas, pequenos hotéis”. “Há muito espaço para o guarda-sol e a toalha de praia.”.
Os destaques portugueses incluem também informações sobre a situação da covid-19 em Portugal ou medidas de segurança para o turismo – refere-se o selo “Clean and Safe” do Turismo de Portugal – e que a hotelaria reabriu e que entre 15 de Junho e 1 de Julho se espera estar tudo a funcionar em pleno. “Não é necessária quarentena”.
A Madeira surge em 4.º lugar, graças a Porto Santo. “Um destino perfeito para relaxar na natureza”, com “praias douradas que são famosas mundialmente”, incluindo “pelas suas virtudes terapêuticas”. A talassoterapia é destacada como “perfeita para o que precisamos agora mesmo”. “A Madeira estará pronta a acolher viajantes a partir de 1 de Julho”, indica-se (altura em que termina quarentena obrigatória, mas continuará a ser necessária apresentação ou realização de teste à chegada).
O Algarve marca presença com a Meia Praia de Lagos, realçando-se que é também das “regiões menos afectadas” na Europa” e “Lagos uma das cidades menos afectadas da região”. “O Algarve é um destino preferencial para viajantes em busca de destinos seguros para este Verão”.
Destacam-se as mais-valias de Lagos (o centro histórico, bares da moda e café, o mercado de peixe e frescos, praias “magnificentes"). “A maior praia de Lagos é a Meia Praia”, com “quase 5km de areias douradas”, “mesmo em época alta não terá de esforçar-se para encontrar alguns metros quadrados” à sua volta e “o distanciamento social será respeitado”. “Se tiver sorte”, até pode “também desfrutar de outras belas, mas pequenas, praias de Lagos” - aqui, uma “sorte” que poderá ser algo difícil de dar-se, diríamos, se pensarmos na habitual ocupação das praias da Ponta da Piedade. A farta oferta turística é também destacada.
A European Best Destinations é promovida pela European Consumers Choice, “organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas” com sede em Bruxelas dedicada a “avaliar produtos e serviços”.
Top 10: EBD - Praias seguras da Europa
- Preveza, Grécia
- Comporta, Portugal
- Península Hel, Polónia
- Porto Santo, Portugal
- Halikounas (Corfu), Grécia
- Ghajn Tuffieha, Malta
- Meia Praia (Lagos), Portugal
- Jurmala, Letónia
- Nida, Lituânia
- Binz (ilha de Rügen), Alemanha