Guarda comemora 25 de Abril online e com homenagem aos “heróis dos nossos dias”
Sessão comemorativa mais institutcional será emitida em vídeo no Facebook da autarquia.
A Câmara da Guarda vai comemorar o “Dia da Liberdade” com iniciativas online e com homenagens à Unidade Local de Saúde, à PSP, à GNR e aos bombeiros, considerados os “heróis dos nossos dias”, foi anunciado nesta segunda-feira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Câmara da Guarda vai comemorar o “Dia da Liberdade” com iniciativas online e com homenagens à Unidade Local de Saúde, à PSP, à GNR e aos bombeiros, considerados os “heróis dos nossos dias”, foi anunciado nesta segunda-feira.
A autarquia da Guarda, presidida por Carlos Chaves Monteiro (PSD), refere em comunicado enviado à agência Lusa que, devido às contingências provocadas pela pandemia da covid-19, o município “centraliza as comemorações do 25 de Abril nas plataformas online.
O programa comemorativo, que irá ter três momentos distintos ao longo do dia, começa pelas 11h com a sessão solene comemorativa do 46.º Aniversário do 25 de Abril, que será apresentada num vídeo no Facebook do município, com as intervenções pré-gravadas do presidente da Câmara Municipal, Carlos Chaves Monteiro, da presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom, e dos líderes políticos com assento na Assembleia Municipal (PSD, PS, CDS, BE e PCP). No início da sessão, o Orfeão do Centro Cultural da Guarda interpretará o Hino à Guarda.
As comemorações prosseguem pelas 14h30 com a divulgação online da pintura mural/street art no muro situado à frente da bilheteira do Teatro Municipal da Guarda, pelo artista Desy.
Meia hora depois, num ato simbólico, o município da Guarda presta “Homenagem aos nossos Heróis”, com a entrega de 46 cravos e de uma placa de agradecimento à Unidade Local de Saúde da Guarda, à PSP, à GNR e aos Bombeiros Voluntários da Guarda, de Gonçalo e de Famalicão da Serra, em homenagem pelos serviços prestados à população no combate à pandemia da covid-19.
O programa comemorativo da “Revolução dos Cravos" terá um terceiro momento com a celebração online dos 15 anos do Teatro Municipal da Guarda (TMG).
Pelas 17h, no Facebook do município, passará um vídeo sobre a criação de uma tela alusiva ao 25 de Abril, pelo artista plástico Nuno Aparício, seguindo-se, meia hora depois, a publicação de mensagens de crianças e de idosos.
Às 21h30, será comemorado o 15.º aniversário do TMG, também via Facebook do município da Guarda, com uma mensagem do presidente da Câmara Municipal, Poemas de Abril, uma mensagem do grupo Resistência e a interpretação de três temas “online” e com parabéns ao TMG pelos colaboradores.
As comemorações terminam às 23h com o concerto Freedome, pelo DJ Bay, a partir do café concerto do TMG (também transmitido “online").
O presidente da Câmara Municipal da Guarda apela à criatividade dos guardenses e à sua participação nas comemorações a partir de casa, colocando cravos nas janelas e varandas, bem como desenhos ou outras formas de expressão alusivas ao “Dia da Liberdade”.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infectou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.