EDP foi alvo de ataque informático. Empresa garante que não há falhas no “fornecimento de energia”
Empresa diz que o fornecimento de energia não foi afectado e que os serviços de controlo da rede eléctrica operam “normalmente, embora com adaptações”.
A EDP anunciou que foi alvo esta segunda-feira de um ataque informático cuja origem ainda está a ser analisada, mas que não teve impacto no fornecimento de electricidade no país.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A EDP anunciou que foi alvo esta segunda-feira de um ataque informático cuja origem ainda está a ser analisada, mas que não teve impacto no fornecimento de electricidade no país.
Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a empresa diz que houve “um ataque informático à sua rede corporativa” e que esse ataque “está a condicionar o normal funcionamento de uma parte dos seus serviços e operações”.
Não se registou “qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia” e “os serviços críticos de supervisão e controlo da rede eléctrica de distribuição estão a operar normalmente, embora com adaptações decorrentes de algumas limitações”, garante a empresa.
A EDP Distribuição é a empresa do grupo EDP que tem a concessão da actividade de distribuição de electricidade em baixa, média e alta tensão.
“Para conter os efeitos deste ataque, foram prontamente aplicadas medidas de prevenção e protecção dos sistemas que suportam as operações da empresa”, adianta a EDP.
A “origem e a anatomia deste incidente” estão a ser analisados, “para que os serviços e operações em causa sejam rapidamente restabelecidos”, acrescenta a EDP, notando que a sua actuação “perante este ataque está a ser articulada com as entidades competentes”.