Uma Páscoa (religiosamente) online
No podcast Em Casa, são os ouvintes a contar as suas experiências, através de testemunhos de voz enviados por WhatsApp.
Sexta-feira Santa. Dia para sabermos como também a Igreja está a reinventar-se para lidar com uma Páscoa inédita. O padre Nuno Santos, do Seminário Maior de Coimbra explica como os crentes podem “participar” nas celebrações religiosas pascais. Em casa. Longe das igrejas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Sexta-feira Santa. Dia para sabermos como também a Igreja está a reinventar-se para lidar com uma Páscoa inédita. O padre Nuno Santos, do Seminário Maior de Coimbra explica como os crentes podem “participar” nas celebrações religiosas pascais. Em casa. Longe das igrejas.
Uma conversa em que a religião anda de mãos dadas com a ciência e com a tecnologia. Numa Páscoa marcada pela pandemia da covid-19, os padres aconselham os fiéis a não sair de casa, nem para participar nas celebrações religiosas pascais. Cerimónias que agora são realizadas em igrejas vazias e transmitidas pela internet.
Nesta conversa, o padre Nuno Santos menciona dois canais de YouTube onde vão ser transmitidas as celebrações em que participa: o do Seminário Maior de Coimbra e o da Diocese de Coimbra.
Em Casa é um podcast para todos nós feito por todos nós. Estamos a aprender uns com os outros à medida que o tempo avança nesta situação inédita para todos. Por isso, são importantes todos os testemunhos. Mensagens de voz que podem ser gravadas e enviadas por WhatsApp (+351 911 819 665) a partir de qualquer dispositivo móvel.
Com a ameaça da covid-19 e o mais que recomendado isolamento voluntário, nasceram movimentos como #FiqueEmCasa e #EmFicoEmCasa. E a vida mudou. Quanto mudou? Como mudou? Como estamos a lidar com a opção ou obrigação de trabalhar no mesmo sítio em que vivemos? Como reagem os nossos filhos a tudo isto e o que estamos a fazer para que o dia-a-dia seja o “mais normal possível”?
São os próprios ouvintes a contar as suas experiências, através de testemunhos de voz enviados por WhatsApp (+351 911 819 665). O podcast faz justiça ao título: está a ser produzido em casa por Marco António, jornalista e podcaster, autor do podcast premiado Histórias de Portugal. Estamos nisto juntos. Todos. Muitos de nós… em casa.
Subscreva o podcast Em Casa no iTunes, SoundCloud, Spotify ou outras aplicações para podcasts.
Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.