Universidade do Minho conta histórias interactivas e multiculturais
A aplicação, dirigida a maiores de 3 anos, está disponível na Play Store em português e inglês.
O Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho tem em mãos o desenvolvimento de livros interactivos gratuitos que promovem o multiculturalismo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho tem em mãos o desenvolvimento de livros interactivos gratuitos que promovem o multiculturalismo.
O projecto dá pelo nome de Mobeybou (acrónimo de Moving Beyond Boundaries), tem coordenação de Cristina Sylla e financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do FEDER.
Para já, está disponível um primeiro volume, Mobeybou na Índia, uma história interactiva onde se pode “usar a realidade aumentada, explorar uma floresta a 360º, aprender sobre a Índia, inventar músicas e criar a própria gravação da narrativa”.
Mas há mais linhas para percorrer num futuro próximo: além das aventuras localizadas noutras latitudes, como Cabo Verde, Brasil, China, Portugal, Alemanha, Turquia ou Angola, será criado um “manipulativo digital que usa peças físicas para explorar conteúdos digitais de storytelling” e uma versão para Android e iOS.
A premissa é que todos os blocos associados às histórias das diferentes culturas “possam ser misturados, promovendo a criação colaborativa de narrativas multiculturais”. A aplicação, dirigida a maiores de 3 anos, está disponível na Play Store em português e inglês.