Coronavírus: funcionário residente na casa do Papa com teste positivo
O Papa e os seus assessores mais próximos não fazem parte dos seis casos confirmados no Vaticano, disse o director de comunicação.
Um funcionário da secretaria de Estado, residente na casa de Santa Marta, onde mora o Papa Francisco, testou positivo para a covid-19, aumentando para seis os casos confirmados, informou o Vaticano.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Um funcionário da secretaria de Estado, residente na casa de Santa Marta, onde mora o Papa Francisco, testou positivo para a covid-19, aumentando para seis os casos confirmados, informou o Vaticano.
Em comunicado, o director de comunicação do Vaticano, Matteo Bruni, esclareceu que “o Papa e os seus assessores mais próximos não estão envolvidos”.
Bruni explicou que o funcionário da Secretaria de Estado, residente em Santa Marta, “teve alguns sintomas e foi colocado em isolamento” e que, “embora as suas condições de saúde não sejam particularmente críticas, como precaução, a pessoa foi internada num hospital em Roma sob observação”.
De acordo com os protocolos de saúde estabelecidos, acrescentou o porta-voz, foi realizada a desinfecção do local de trabalho e dos locais ocupados na residência, bem como rastreados os contactos efectuados pela pessoa em causa nos dias anteriores.
“Os resultados confirmaram a ausência de outros casos positivos entre os residentes na Casa Santa Marta”, mas, segundo Bruni, “por precaução foram realizados 170 testes entre os funcionários da Santa Sé e os moradores da residência do Papa”, os quais deram negativo.
Actualmente, segundo a agência EFE, estão contabilizadas seis pessoas infectadas pela covid-19 entre os funcionários da Santa Sé e cidadãos do Estado da Cidade do Vaticano.