Estamos em casa. É tempo de nos divertirmos em família

Isolamento social não tem de ser sinónimo de inactividade e aborrecimento. Para provar que a diversão e educação podem coexistir entre quatro paredes, todas as terças e quintas-feiras sugerimos jogos e actividades divertidas para fazer em família.

Foto
©Salvado

Num caso sem precedentes, os portugueses viram-se no dever cívico de permanecer em casa (à excepção daqueles que não o podem fazer do ponto de vista profissional). Para algumas famílias, tal realidade significa reprogramar rotinas e encontrar novos horários para fazer face a esta nova situação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Num caso sem precedentes, os portugueses viram-se no dever cívico de permanecer em casa (à excepção daqueles que não o podem fazer do ponto de vista profissional). Para algumas famílias, tal realidade significa reprogramar rotinas e encontrar novos horários para fazer face a esta nova situação.

Entre as reuniões da empresa através de videochamada, os trabalhos da escola dos mais pequenos e ainda as habituais tarefas domésticas, sobra pouco tempo – e criatividade – para propor, diariamente, actividades que envolvem toda a família. E o que parece ser simples pode tornar-se um quebra-cabeças.

Aprender com os mais novos, rir e ser feliz

Ajudar a criar momentos mais divertidos entre pais e filhos, neste tempo em casa - até retomarmos as rotinas que tanto gostamos - é, precisamente, o objectivo da plataforma criativa e educativa Diversão em Casa. Gosto Tanto, criada pela McDonald’s Portugal, que sugere jogos e actividades para pais e filhos, fortalecendo os laços afectivos dentro do núcleo familiar e, ao mesmo tempo, atenuando as tensões e os medos de todos. E se há marca capaz de entender a dinâmica familiar das diferentes famílias portuguesas, sem olhar a faixas etárias ou classes sociais, essa marca é a McDonald’s Portugal.

A pensar em todas as famílias que estão em casa, a McDonald’s Portugal providencia, através desta plataforma, conteúdos didácticos e de entretenimento, com propostas para todas as horas do dia e estados de espírito. “Atravessamos tempos adversos, marcados pela incerteza e pela preocupação com os que nos são mais próximos. A nossa família” explica Sérgio Leal, Director de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal, acrescentando que o “compromisso do restaurante com as famílias não mudou”.

Uma iniciativa que reforça a cumplicidade da McDonald’s com as famílias, apoiando todos os pais nesta nova realidade. Tudo, claro, para que em breve voltemos a reunirmo-nos à mesa, celebrando momentos de partilha num dos restaurantes preferidos de todos nós.

Mas, enquanto esse momento não chega, vamos manter-nos em casa e passar tempo de qualidade em família, seguindo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.

Diversão para todos

Tempo dedicado à leitura, aprender mais sobre alimentação equilibrada e divertida e realizar treinos pedagógicos e enérgicos são algumas das actividades propostas que pode realizar com os mais pequenos. Mas vamos a exemplos concretos. Através desta plataforma, a McDonald’s disponibiliza gratuitamente um conjunto de livros digitais, onde se incluem os livros da autoria da escritora britânica Cressida Cowell - reconhecida pelo bestseller Como Treinares o teu Dragão - e que se incluem nas colecções actuais e anteriores do programa Happy Meal Readers. Na plataforma estão igualmente disponíveis desenhos para colorir em conjunto e jogos didácticos para activar a criatividade e a capacidade de raciocínio em família.

Como, mais do que nunca, manter rotinas saudáveis é imprescindível, a alimentação é outra das secções em destaque nesta plataforma. As actividades da Nutri Ventures têm a missão de estimular o hábito de comer de forma mais equilibrada, incentivando os mais novos a consumir fruta e vegetais de forma divertida.

Todos a mexer em família

Depois de vários dias em casa, os mais novos sentem saudades dos treinos de futebol? Liberte espaço na sua sala e transforme-a num campo de treinos na companhia de um ídolo do mundo do futebol: o Figo. À plataforma “Diversão em Casa. Gosto Tanto”, junta-se A Escolinha do Figo (que, pela primeira vez, é parceira da McDonald’s) na disponibilização de vídeo-treinos e desafios que permitem promover e manter, dentro da realidade actual, um estilo de vida activo. Esta semana, desafie os miúdos a treinar os deslocamentos laterais com a bola. Não tem pinos ou cones em casa? É natural! Improvise. Este episódio dos vídeo-treinadores, indicados para crianças com mais de seis anos, sugere que utilize garrafas de sumo para fazer o exercício. Para os mais pequenos (dos 2 aos 5 anos), há episódios do Figuito e Amigos com exercícios de iniciação da que permitem criar cumplicidade com a bola.

A quem participar nos desafios, A Escolinha do Figo tem para oferecer vários prémios, entre os quais bolas e camisolas autografadas por jogadores de futebol profissionais.

Foto
©Salvado

Dança, dança, dança

Se a dança é mais a sua praia, desafie a família para uma coreografia. Nos episódios de Video-bailarinas, o treino é completo: aquecimento, coreografia e dança. Vamos a isso?