Coronavírus: Netflix baixa qualidade da transmissão na Europa durante um mês
Elevada procura, motivada pelo isolamento na sequência do coronavírus, obriga empresa a reduzir a qualidade das transmissões.
A plataforma digital de séries e filmes Netflix comprometeu-se, na quinta-feira, a reduzir a qualidade da transmissão para evitar o congestionamento do serviço numa altura de maior procura devido ao isolamento na Europa devido ao Covid-19. A medida deverá durar um mês.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A plataforma digital de séries e filmes Netflix comprometeu-se, na quinta-feira, a reduzir a qualidade da transmissão para evitar o congestionamento do serviço numa altura de maior procura devido ao isolamento na Europa devido ao Covid-19. A medida deverá durar um mês.
“Dados os desafios extraordinários criados pelo novo coronavírus, a Netflix decidiu começar a reduzir as taxas de “bits” [o fluxo de transferência] em todos os nossos serviços de “streaming na Europa por 30 dias”, indica uma nota de imprensa divulgada pela Comissão Europeia.
A medida, adoptada um dia depois de o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, ter conversado com o presidente executivo da plataforma, Reed Hastings, implica que “a Netflix reduza o seu tráfego na Europa em cerca de 25%, garantindo ao mesmo tempo um serviço de boa qualidade para os seus clientes”.
“Congratulo-me com a acção rápida da Netflix para preservar o bom funcionamento da internet durante a crise da covid-19, mantendo uma boa experiência para os utilizadores”, refere Thierry Breton no mesmo comunicado, destacando o “forte sentido de responsabilidade e de solidariedade” de Reed Hastings.
Na quarta-feira, a Comissão Europeia pediu à Netflix e outras plataformas de “streaming” para adaptarem os serviços ao aumento da procura em altura de isolamento social pelo surto de covid-19, pedindo ainda às operadoras para evitar congestionamento da internet.
“As plataformas de “streaming”, as operadoras de telecomunicações e os utilizadores têm uma responsabilidade conjunta em adoptar medidas para garantir o bom funcionamento da internet durante a batalha contra a propagação do novo coronavírus”, vincou Thierry Breton na nota divulgada nesse dia.
Devido à pandemia, foram vários os Estados-membros da União Europeia (UE) que adoptaram medidas para promover o isolamento social, tentando assim conter o surto.