Coronavírus: TAP vai voar apenas para 15 destinos a partir de 23 de Março

A companhia aérea informa que irá reduzir temporariamente a sua operação “com efeitos a partir de 23 de Março de 2020 e até 19 de Abril de 2020”.

Foto
Reuters/Rafael Marchante

A TAP vai voar apenas para 15 destinos a partir de 23 de Março, em vez dos 90 para onde operava. A decisão, tomada na sequência das restrições impostas por vários Estados para conter a pandemia de covid-19foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A TAP vai voar apenas para 15 destinos a partir de 23 de Março, em vez dos 90 para onde operava. A decisão, tomada na sequência das restrições impostas por vários Estados para conter a pandemia de covid-19foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira.

A companhia aérea “informa o mercado e o público em geral de que irá reduzir temporariamente a sua operação com efeitos a partir de 23 de Março de 2020 e até 19 de Abril de 2020”, pode ler-se na nota. “Durante este período a TAP prevê continuar a operar 15 dos cerca de 90 destinos que operava, sendo que esta decisão pode ser revista a qualquer momento sempre que as circunstâncias assim o exijam.”

As restrições à circulação de pessoas, “combinadas com a acentuada queda da procura, têm vindo a gerar sucessivos cancelamentos de voos e suspensões de rotas, resultando numa redução do volume global de tráfego aéreo nas últimas semanas”, lembra a transportadora.

Num comunicado à imprensa, a TAP diz que nas últimas 24 horas se verificaram “evoluções significativas das condicionantes acima referidas” e explica que vai “reduzir de forma expressiva a operação e parquear grande parte da sua frota de aviões”.

Das 15 rotas que a empresa mantém, quatro são domésticas: há voos diários entre Lisboa e Porto, Lisboa e Funchal, Lisboa e Ponta Delgada, e Lisboa e Terceira.

Para a Europa, a TAP vai manter dois voos semanais entre a capital portuguesa e Amesterdão, Paris, Frankfurt, Genebra, Luxemburgo, e quatro entre Lisboa e Londres.

Para fora da União Europeia, a companhia terá dois voos semanais para Newark, Boston e Miami. E ainda dois para Toronto, no Canadá, e três para São Paulo, Brasil – todos a partir de Lisboa.

A companhia aérea portuguesa já tinha anunciado esta semana que iria reembolsar, com a emissão de um voucher com a validade de um ano, os clientes que queiram cancelar viagens com início até 31 de Maio. Em alternativa, a TAP permite aos clientes “alterar as suas reservas para viagens com data de início até 31 de Maio, remarcando a nova viagem para qualquer destino e para uma data até 31 de Dezembro de 2020”, informou a empresa na terça-feira.