Adão Silva é candidato à liderança do grupo parlamentar do PSD

Vice-presidente da bancada, que vai sucedr a Rui Rio no cargo, anunciou a sua candidatura nesta quinta-feira.

Foto
Adão Silva vai substituir Rui Rio na liderança do grupo parlamentar do PSD daniel rocha

O primeiro vice-presidente da bancada do PSD, Adão Silva, que Rui Rio quer ver na liderança do grupo parlamentar do partido, anunciou nesta quinta-feira que será candidato ao cargo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O primeiro vice-presidente da bancada do PSD, Adão Silva, que Rui Rio quer ver na liderança do grupo parlamentar do partido, anunciou nesta quinta-feira que será candidato ao cargo.

O anúncio foi feito durante a reunião do grupo parlamentar e, de acordo com deputados presentes na reunião, Adão Silva manifestou a intenção de enviar aos deputados a sua proposta de direcção do grupo parlamentar. Os candidatos a vice-presidentes da bancada social-democrata mantêm-se todos, à excepção de Adão Silva, entrando para o seu lugar a deputada Catarina Rocha Ferreira, eleita pelo Porto.

Na quarta-feira, o presidente do PSD e do grupo parlamentar, Rui Rio, convocou a eleição da próxima direcção do grupo parlamentar para 19 de Março, devendo as listas ser entregues até às 18h da próxima terça-feira.

O presidente do partido, eleito a 6 de Novembro líder parlamentar do partido com 89,87% dos votos, vai finalmente deixar o cargo. Na altura, Rui Rio declarou tratar-se de uma “direcção de transição até ao congresso”, assegurando que não seria recandidato.

Rui Rio tem actualmente seis vice-presidentes na direcção da bancada (menos um do que teve o seu antecessor, Fernando Negrão): como primeiro “vice” o deputado Adão Silva (Bragança), seguindo-se Carlos Peixoto (Guarda), Luís Leite Ramos (Vila Real), Clara Marques Mendes (Braga), Ricardo Baptista Leite (Lisboa) e Afonso Oliveira (Porto).

Na mesma reunião foi aprovado o regulamento interno da bancada, com duas abstenções e "ligeiras alterações”, incluindo a manutenção da periodicidade das reuniões da bancada (que serão tendencialmente quinzenais, com a obrigatoriedade de haver uma mensal).