Vodafone tem trabalhadores em casa sem “diferenciação nas condições laborais”
Vodafone diz que não há diferenciação da remuneração e da apólice de seguro de acidentes de trabalho para quem trabalhar a partir de casa.
A Vodafone Portugal já tem algumas pessoas a trabalhar à distância e está preparada para mandar mais gente para casa. A garantia é de que ninguém será afectado em termos de retribuição, disse ao PÚBLICO fonte oficial da operadora.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Vodafone Portugal já tem algumas pessoas a trabalhar à distância e está preparada para mandar mais gente para casa. A garantia é de que ninguém será afectado em termos de retribuição, disse ao PÚBLICO fonte oficial da operadora.
A Vodafone explica que levou a cabo uma avaliação de risco e identificou “as pessoas que desempenham funções críticas para a continuidade do negócio”.
Algumas destas pessoas começaram a trabalhar “a partir de casa”, por uma questão de prevenção, no início de Março, detalhou a empresa.
Estes funcionários estão abrangidos pela política de trabalho em mobilidade que a empresa aplica há vários anos, e em que não existe “diferenciação nas condições laborais aplicadas”, estejam os trabalhadores em mobilidade ou no escritório, “nomeadamente em termos de remuneração e apólice de seguro de acidentes de trabalho”.
Caso a situação de saúde pública se agrave, a empresa refere que será activado o regime de trabalho em mobilidade excepcional. Este regime “abrange um número maior de colaboradores, em simultâneo e durante mais tempo” e também prevê que “todos os direitos dos trabalhadores continuam assegurados”.
A Vodafone refere ainda que tem em vigor um “plano de continuidade do negócio” para garantir que, “independentemente das circunstâncias”, assegura o serviço aos seus clientes.
Para lidar com a covid 19, a empresa “activou um plano de prevenção específico, cujo principal objectivo é proteger colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes”, sem perturbação do serviço.