Oliveira do Hospital cancela a feira do queijo Serra da Estrela
É uma das maiores feiras desta especialidade, mas desta vez não há festejos: a Festa do Queijo Serra da Estrela deveria acontecer este fim-de-semana.
A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, marcada para o próximo fim de semana, foi cancelada para travar a propagação do novo coronavírus, informou a câmara municipal.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, marcada para o próximo fim de semana, foi cancelada para travar a propagação do novo coronavírus, informou a câmara municipal.
Considerada uma das maiores feiras do queijo com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Estrela, a iniciativa estava agendada para sábado e domingo, mas a autarquia decidiu não a realizar para “salvaguardar a saúde pública e prevenir a propagação” da covid-19.
Em comunicado, a Câmara de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, presidida por José Carlos Alexandrino, explica que a medida “surge em consequência da auscultação das autoridades de saúde locais e distritais, assim como das últimas recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) relativamente à realização de grandes eventos” públicos.
“Surge também numa altura em que diversos grupos oriundos dos mais diferentes pontos do país acabam de comunicar ao município (...) o cancelamento das visitas à maior festa do queijo do país”, acrescenta.
Por outro lado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que nos últimos anos tem visitado a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, “também deu conta, esta manhã, da sua indisponibilidade para estar presente no evento, em virtude de ter suspendido a agenda por duas semanas”.
Citado na nota, José Carlos Alexandrino lamenta “esta difícil decisão, que foi unânime entre os membros da comissão organizadora”.
No entanto, sublinha, “nada se poderá sobrepor à necessidade de proteger a população de um vírus cuja propagação permanece incontrolável e já provocou milhares de mortes em todo o mundo”.
Segundo o autarca, eleito pelo PS, “está em causa o cancelamento de um evento de dimensão nacional”, que acabará por ter “um impacto muito negativo na economia local”.
- Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus: publico.pt/apps