Detidas seis pessoas no Vietname pela morte de 39 migrantes no Reino Unido

Foi emitida uma ordem de captura para o sétimo suspeito que reside na República da China e as autoridades dizem que as investigações continuam.

Foto
O camião que transportava os migrantes. Reuters/Hannah Mckay

As autoridades do Vietname acusaram sete pessoas de estarem envolvidas na morte de 39 migrantes cujos corpos foram encontrados no interior de um camião no Reino Unido, em Outubro de 2019.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As autoridades do Vietname acusaram sete pessoas de estarem envolvidas na morte de 39 migrantes cujos corpos foram encontrados no interior de um camião no Reino Unido, em Outubro de 2019.

Seis dos acusados encontram-se detidos pela polícia. O sétimo suspeito reside na República da China tendo as autoridades de Hanói emitido uma ordem de captura. A polícia vietnamita indicou ainda que a investigação sobre o caso continua em curso.

Os indivíduos são acusados de terem organizado uma lista de 67 pessoas de três províncias do norte do Vietname, para trabalharem ilegalmente no Reino Unido, indicou esta sexta-feira a polícia da província de Ha Tinh em comunicado.

Uma das vítimas encontradas no contentor do camião, Pham Thi Tra My, de 26 anos, tinha pagado a três dos acusados, 20385 euros para viajar da República da China para França.

Os restos mortais dos 39 migrantes, com idades entre os 15 e 44 anos, foram encontrados no dia 24 de Outubro do ano passado no interior de um camião frigorífico, numa zona industrial de Essex, Inglaterra.

As autópsias determinaram que foram vítimas de asfixia e hipotermia por se encontrarem num local fechado e sujeitos a baixas temperaturas.

As províncias como Ha Tinh têm uma elevada percentagem de agricultores que residem em zonas de desenvolvimento muito precário, em comparação com outras regiões do Vietname. Muitos jovens vietnamitas tentam, por isso, emigrar para a Europa em busca de novas oportunidades.