Exportações de vinho português valem 820 milhões
Em 2019, vendas para os países terceiros cresceram em volume (10%) e em valor (6%), mas caíram em volume para o espaço comunitário.
As exportações do sector vitivinícola português aumentaram 0,3% em 2019, para cerca de 296 milhões de litros, face a igual período do ano anterior, enquanto em valor subiram 2,5%, para cerca de 820 milhões de euros.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
As exportações do sector vitivinícola português aumentaram 0,3% em 2019, para cerca de 296 milhões de litros, face a igual período do ano anterior, enquanto em valor subiram 2,5%, para cerca de 820 milhões de euros.
De acordo com o Ministério da Agricultura, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), “2019 foi um ano positivo para as exportações de vinho português”, lembrando que a dinâmica observada se traduziu num crescimento de cerca de 2,3% do preço médio do vinho exportado.
Em 2018, o vinho exportado por Portugal representava um preço médio de 2,71 euros/litro e, já em 2019, o preço médio aumentou para 2,77 euros/litro.
Os números permitem ainda realçar que há a registar também um “comportamento muito positivo” das exportações de vinho português para os países terceiros, quer em volume (10%), quer em valor (6%).
No entanto, há a assinalar a quebra, em volume, registada nas exportações para a União Europeia de cerca de 7%, apesar da manutenção do valor exportado se ter situado nos 0,3%.
Segundo os dados do INE, observou-se uma subida de cerca de 8% do preço médio do vinho nacional exportado para o espaço comunitário, que, no ano de 2018, se situou em 2,70 euros/litro e, no ano de 2019, em 2,91 euros/litro.
Quanto ao vinho certificado de Identificação Geográfica (IG) há também a registar “um aumento significativo”, quer em volume (9%), quer em valor (6%), resultando numa ligeira quebra do preço médio de cerca de 2,2%, salienta o Ministério da Agricultura.
Em 2019, os 10 principais mercados de destino do vinho português são a França, na primeira posição, seguida dos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Alemanha, Canadá, Bélgica, Países Baixos, Angola e por fim a Suíça.
Os dados do INE permitiram concluir também que as exportações destinadas aos Estados Unidos apresentaram “um expressivo crescimento” de 10%, tendo passado de 81 milhões de euros, em 2018, para 90 milhões de euros no ano passado.
No que respeita ao saldo da balança comercial em 2019, o Ministério destaca o saldo positivo de cerca de 653 milhões de euros.