Quatro dias de pré-escolar ao ar livre dão às crianças mais autonomia e menos ansiedade

As crianças do pré-escolar de escolas de Coimbra passam quatro dias por semana ao ar livre. Estudo sobre programa Limites Invisíveis é apresentado hoje, em Coimbra. Projecto está a ser alargado ao primeiro ciclo.

Foto
Adriano Miranda

Uma equipa de investigação que está a acompanhar o Limites Invisíveis, um programa que arrancou em 2016, em Coimbra, no qual turmas do pré-escolar têm aulas ao ar livre, concluiu que, ao longo da experiência, as crianças desenvolvem maior autonomia, maior consciência ambiental, mas demonstram também menos dificuldades comportamentais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma equipa de investigação que está a acompanhar o Limites Invisíveis, um programa que arrancou em 2016, em Coimbra, no qual turmas do pré-escolar têm aulas ao ar livre, concluiu que, ao longo da experiência, as crianças desenvolvem maior autonomia, maior consciência ambiental, mas demonstram também menos dificuldades comportamentais.