Nove anos depois Teddy Riner perdeu um combate

A última vez que o judoca francês tinha sido derrotado havia sido em Setembro de 2010.

Fotogaleria

O judoca francês Teddy Riner sofreu neste domingo a primeira derrota após mais de nove anos de invencibilidade e 154 combates disputados, ao perder com o japonês Kokoro Kageura na terceira ronda de +100kg do Grand Slam de Paris.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O judoca francês Teddy Riner sofreu neste domingo a primeira derrota após mais de nove anos de invencibilidade e 154 combates disputados, ao perder com o japonês Kokoro Kageura na terceira ronda de +100kg do Grand Slam de Paris.

Riner, bicampeão olímpico e 10 vezes campeão mundial, tinha sido derrotado pela última vez em 13 de Setembro de 2010, também por um judoca japonês, Daiki Kamikawa, na final dos Mundiais de Tóquio.

A derrota de Riner, de 30 anos, abre uma nova perspectiva na categoria mais pesada do judo, a seis meses do início dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, nos quais o atleta francês tentará conquistar um histórico terceiro título.

Telma Monteira contesta desqualificação

Ainda em Paris, a judoca portuguesa Telma Monteiro foi desclassificação, sábado, decisão que a impediu de combater pela medalha de bronze da categoria de -57kg.

“Devia estar feliz pela prova que fiz neste grande palco do judo mundial. Mas tenho a sensação de insatisfação e frustração. Levei um ‘hansoku make’, na meia-final por uma acção técnica considerada castigo e acabei por ser desclassificada e impedida de lutar sequer pelo bronze”, lamentou a atleta na conta oficial no Facebook.

Telma Monteiro perdeu ao fim de 58 segundos frente a Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, sendo posteriormente desqualificada devido a um gesto involuntário que poderia magoar a oponente. Uma decisão com a qual Telma Monteiro não concorda.

“Desta vez, tenho de dizer que não concordo com esta decisão e que ainda não encontrei quem concorde”, indicou a atleta, que venceu a prova parisiense em 2012 e 2015.

A judoca portuguesa ficou em quinto lugar no Grand Slam de Paris, sendo actualmente a 11,ª classificada no ranking mundial da categoria de -57kg.