Estudo: novos diesel emitem partículas até mil vezes acima do normal

Testes da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente mostram que novos carros a gasóleo atingem “picos de emissão graves para o coração”.

Foto
Os ambientalistas pedem que a Comissão Europeia mude as normas e dê mais poder às autoridades nacionais de homologação Rui Gaudêncio

A venda de carros diesel está em queda em Portugal e na Europa. O dieselgate foi uma machadada na confiança dos consumidores e a resposta da indústria, que garante que os novos diesel são mais limpos, pode afinal não ser tão verdade assim. Testes feitos pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (FETA) mostram que os novos motores a gasóleo atingem picos de emissões de partículas com níveis até mil vezes superiores ao normal.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A venda de carros diesel está em queda em Portugal e na Europa. O dieselgate foi uma machadada na confiança dos consumidores e a resposta da indústria, que garante que os novos diesel são mais limpos, pode afinal não ser tão verdade assim. Testes feitos pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (FETA) mostram que os novos motores a gasóleo atingem picos de emissões de partículas com níveis até mil vezes superiores ao normal.