Como ajudar os coalas afectados pelos incêndios na Austrália? Podes “adoptar” um

Donativos ajudam a pagar tratamentos médicos a animais feridos nos incêndios. Estima-se que já tenham morrido mais de oito mil animais desta espécie.

Foto
Reuters/ALEX LEE

O Koala Hospital, em Port Macquarie, oferece a possibilidade de “adoptar” os coalas afectados pelos incêndios que atravessam a Austrália. Estima-se que mais de oito mil destes animais tenham morrido nesta época de incêndios, que já queimou cinco milhões de hectares, reduzindo drasticamente o habitat destes animais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Koala Hospital, em Port Macquarie, oferece a possibilidade de “adoptar” os coalas afectados pelos incêndios que atravessam a Austrália. Estima-se que mais de oito mil destes animais tenham morrido nesta época de incêndios, que já queimou cinco milhões de hectares, reduzindo drasticamente o habitat destes animais.

Este hospital foi inaugurado em 1973 e recolhe coalas feridos ou com impossibilidade de continuar em estado selvagem — seja devido à desflorestação ou fenómenos naturais. A taxa de adopção servirá para que este espaço de recolha e tratamento consiga financiar os tratamentos médicos que os coalas necessitam. Quem decidir ajudar recebe um certificado de adopção, com uma imagem do animal e um agradecimento pela contribuição. O Koala Hospital recolheu quase três milhões de dólares australianos (1,9 milhões de euros, aproximadamente) numa campanha online para ajudar os animais afectados pelos incêndios.

The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/NOTICIA_SUBNOTICIA.cshtml' was not found. The following locations were searched: ~/Views/Layouts/Amp2020/NOTICIA_SUBNOTICIA.cshtml
NOTICIA_SUBNOTICIA

Para além da campanha digital de financiamento bem-sucedida, este hospital recebeu atenção internacional em Novembro, após ter recebido o coala resgatado das chamas por uma mulher em Long Flat, no estado australiano de Nova Gales do Sul.​ O animal de 14 anos foi baptizado Ellenborough Lewis em homenagem ao neto de Toni Doherty, a mulher que o salvou. O coala sofreu queimaduras graves e acabou por ser eutanasiado.

Só no estado de Nova Gales do Sul, um dos mais afectados pelos incêndios, a ministra do Ambiente australiana prevê que 30% da população de coalas da região tenha morrido nas chamas. 

Foto
Exemplo de certificado de adopção TWITTER

Além do Koala Hospital, também a Australia Koala Foundation, organização sem fins lucrativos que se dedica à preservação de coalas e gestão das populações em estado selvagem, também coloca a hipótese de adoptar animais resgatados nos incêndios. As pessoas que estiverem mais perto podem visitar os animais adoptados, mediante disponibilidade da fundação. Fundada em 1986, a organização também aceita donativos para fazer face às despesas acrescidas na época de incêndios.

Os fogos na Austrália já mataram 23 pessoas desde o seu início, em Setembro. Seis pessoas continuam desaparecidas em Nova Gales do Sul. As chamas estão a ser combatidas pelo Serviço de Incêndios Rurais, força constituída principalmente por bombeiros voluntários. No local, a auxiliar as populações, encontra-se a Cruz Vermelha australiana, que também ajuda nas evacuações e na prestação dos cuidados médicos necessários. Ambas as organizações aceitam doações.