Navio-escola Sagres vai zarpar no domingo para recriar a viagem de circum-navegação
O navio-escola vai sair na manhã de domingo do terminal de cruzeiros de Santa Apolónia e o seu regresso à capital portuguesa está marcado para 10 de Janeiro de 2021.
O navio-escola Sagres vai zarpar de Lisboa no domingo para uma jornada de 371 dias que será uma reedição da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, efectuada há 500 anos, anunciou a Marinha nesta quinta-feira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O navio-escola Sagres vai zarpar de Lisboa no domingo para uma jornada de 371 dias que será uma reedição da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, efectuada há 500 anos, anunciou a Marinha nesta quinta-feira.
Em comunicado, este ramo das Forças Armadas refere que o navio-escola vai sair na manhã de domingo do terminal de cruzeiros de Santa Apolónia e o seu regresso à capital portuguesa está marcado para 10 de Janeiro de 2021. Durante a viagem, enquadrada no programa das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, o navio vai passar por 22 portos de 19 países diferentes, estando previsto que visite 12 cidades da rede Mundial de Cidades Magalhânicas, estima a Marinha. Fará também escala em Tóquio, durante os Jogos Olímpicos, para ser a casa de Portugal durante aquela competição, à semelhança do que já aconteceu no Rio 2016.
Na apresentação da viagem, em meados de Dezembro, o comandante do navio-escola, Maurício Camilo, assinalou que esta “é a viagem maior em duração e em distância dos 82 anos de história do navio, e vai ter também a maior tirada da história do navio, que serão 32 dias a navegar, entre o Taiti e Punta Arenas”.
Durante a viagem, o NRP Sagres vai participar também nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas (Chile), e vai efectuar navegação conjunta com o navio Juan Sebastian Elcano.
A cerimónia do domingo será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e estarão igualmente presentes os ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, bem como secretário de Estado adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.