Vamos deixar de chamar Holanda à Holanda. Só Países Baixos

Designação já vai ser usada no Festival da Eurovisão, em Maio, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

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Amesterdão REUTERS

O Governo holandês decidiu abandonar o nome Holanda e manter apenas a designação Países Baixos, numa tentativa de rebranding da imagem nacional. O objectivo é deslocar a atenção internacional de aspectos aos quais o país costuma ser associado, como uma cultura de uso recreativo de drogas e o Red Light District, para aspectos menos conhecidos da cultura holandesa.

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O Governo holandês decidiu abandonar o nome Holanda e manter apenas a designação Países Baixos, numa tentativa de rebranding da imagem nacional. O objectivo é deslocar a atenção internacional de aspectos aos quais o país costuma ser associado, como uma cultura de uso recreativo de drogas e o Red Light District, para aspectos menos conhecidos da cultura holandesa.

A alteração já tinha sido anunciada há uns meses, mas só entrou em vigor agora. Para tal foi necessário chegar a acordo com os vários actores do sector empresarial, assim como com o Conselho de Turismo e outras entidades.

O nome Países Baixos será já usado como marca oficial no Festival Eurovisão, a realizar-se em Maio em Roterdão, assim como nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A selecção nacional de futebol passará também a ser designada por Países Baixos em todas as ocasiões oficiais.

“Queremos apresentar os Países Baixos como um país aberto, inventivo e inclusivo. Para isso modernizámos a nossa abordagem”, explicou, em Outubro, uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros citada pelo The Guardian.

A porta-voz acrescentou que foi possível chegar a acordo entre o Governo, o Conselho de Turismo e Convenções dos Países Baixos e organizações privadas sobre “a imagem a apresentar ao resto do mundo de forma substantiva e inequívoca”.

A nova designação tem também como objectivo transmitir uma nova imagem do país, de forma a aumentar as exportações, o turismo e actividades desportivas, assim como divulgar “a cultura, normas e valores holandeses”. A estratégia inclui ainda um logótipo actualizado, com uma tulipa laranja, que será usado pelos ministérios, embaixadas e entidades oficiais a partir deste mês de Janeiro. 

“O novo logótipo pode ser aplicado em vários campos, da alta tecnologia à indústria agro-alimentar e do desporto à cultura. Uma imagem internacional clara é positiva para as nossas exportações e atracção de investimentos e talentos”, concluiu o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação para o Desenvolvimento.

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O novo logótipo dos Países Baixos government.nl

Holanda foi o nome que, há cerca de 25 anos, a indústria do turismo começou a usar para promover o país. No entanto, a Holanda corresponde a apenas duas das 12 províncias dos Países Baixos: a Holanda do Norte, que abrange a capital, Amesterdão, e a Holanda do Sul, que incluiu Roterdão e a Haia, onde está a sede do Governo.

O abandono de Holanda e oficialização de Países Baixos acarretou um investimento de cerca de 200 mil euros, de forma a promover o país.