Sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter sentido na ilha do Faial

Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores diz que actividade a Oeste do Faial “encontra-se acima dos valores de referência”.

Foto
Ilha do Faial Manuel Roberto / Publico

Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi esta quinta-feira sentido na ilha do Faial, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi esta quinta-feira sentido na ilha do Faial, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Segundo o CIVISA, o sismo foi registado às 20h02 locais (21h02 em Portugal Continental) e teve epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo.

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo, Praia do Norte e Feteira (concelho da Horta, ilha do Faial)”, refere o CIVISA, adiantando que foi ainda sentido com intensidade III em Flamengos e Matriz, no mesmo município.

Na sua página na Internet, o CIVISA acrescenta que a actividade sísmica a Oeste do Faial “encontra-se acima dos valores de referência”.

Ao início da tarde de hoje, foi sentido um outro sismo no Faial, este com magnitude 3,5 na escala de Richter.

Desde o dia 3 de Novembro que a zona Oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da actividade sísmica.