Chuva regressa – também no Algarve, depois de meses de seca
Há distritos em alerta amarelo por causa da neve e da agitação marítima. Para a semana está também prevista chuva para a região do Algarve, que está em seca extrema e severa (e praticamente sem chuva) há meses.
Doze distritos do continente vão estar na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, queda de neve e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Doze distritos do continente vão estar na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, queda de neve e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, os distritos de Viseu e Vila Real vão estar sob aviso amarelo entre as 9h e as 21h de quinta-feira por causa da previsão de chuva persistente e por vezes forte.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sujeitos ao mesmo aviso amarelo devido à chuva (entre as 9h e as 21h de quinta-feira), mas também por causa da agitação marítima (entre as 00h de quinta-feira e as 6h de sábado).
As temperaturas nesta quarta-feira oscilarão entre os 3ºC de mínima (na Guarda e em Bragança) os 10ºC (em Aveiro e Sagres). Em Lisboa, a temperatura máxima será de 14ºC (assim como em Beja, Santarém, Leiria, Aveiro e Porto) e a mínima de 9ºC (tal como em Faro e no Porto). Quinta-feira será dia de chuva no Norte e Centro do país, sendo mais fraca no Sul. O céu estará muito nublado por todo o país. Também sexta-feira haverá períodos de muita nebulosidade, com períodos de chuva ou aguaceiros por todo o país à excepção do Algarve.
Ainda que nestes próximos dias não chova no Algarve, está também prevista chuva e aguaceiros para o Sul do país a partir de domingo e durante a próxima semana. Metade do Algarve, o sotavento, encontra-se em situação de “seca extrema” e a outra parte para lá caminha, está em “seca severa”.
O risco faz-se sentir nas pastagens, já que “a chuva tem sido tão pouca que nem para isso tem chegado”, dizia ao PÚBLICO Ilídio Martins, em Novembro, director executivo da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado. “A única preocupação de momento é o abastecimento público estar garantido. Para a agricultura temos de aguardar que venha a precipitação. Está a começar mal, mas se chegarmos a Março sem chuva é que estaremos preocupados”, afirmava.
Agitação marítima e neve
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra, mas só por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros (entre as 00h de quinta-feira e as 6h de sábado).
Os distritos de Castelo Branco e da Guarda estão também sob aviso amarelo mas por causa da queda de neve entre um entre a dez centímetros nos 1000 a 1600 metros (entre as 3h e as 12h de quinta-feira).
O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas actividades”.