Este futuro terminal da Estónia será uma atracção por si só
Está destinado a ser o ponto de partida e chegada da Rail Baltica, megaprojecto que unirá o Báltico à alta-velocidade. O design vencedor em Talin é assinado pelo atelier Zaha Hadid.
O atelier da falecida arquitecta Zaha Hadid, em colaboração com um atelier estónio, Esplan, venceu o concurso de design para o futuro terminal da Rail Baltica, em Talin, a capital da Estónia.
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O atelier da falecida arquitecta Zaha Hadid, em colaboração com um atelier estónio, Esplan, venceu o concurso de design para o futuro terminal da Rail Baltica, em Talin, a capital da Estónia.
O Terminal de Ülemiste foi pensado para “funcionar como uma ponte pública ao mesmo tempo que é uma estação intermodal que servirá os passageiros” das ligações férreas nacionais e internacionais, com estação de autocarros e eléctricos, além de ter passagem para o aeroporto internacional de Talin, mesmo ali ao lado.
"As rotas de circulação através do edifício determinaram a geometria espacial da estação", resume o atelier Zaha Hadid, baseado em Londres. O objectivo é “auxiliar a mobilidade e a integração suave das linhas” dos vários transportes que se cruzam” neste terminal que nascerá a partir da transformação do espaço de uma antiga estação. Entre os critérios, contavam-se também a sustentabilidade ou um design pensado para ser “amigo dos pedestres”.
"Esta área será uma das mais atractivas e, em termos de infra-estruturas, mais sinergéticas de Talin”, comentou, na apresentação do projecto vencedor em Novembro, o ministro estónio da Economia e Infra-estruturas, Taavi Aas. “Aqui vai nascer um eixo verdadeiramente intermodal, com ferrovia, autocarros e tráfego aéreo a interligarem-se”.
Acima de tudo, este será o ponto de partida e chegada da Rail Baltica, um projecto que envolve a construção de 870km de linhas que ligarão a Estónia, Letónia e Lituânia até à Polónia e à rede ferroviária de alta-velocidade europeia.
O pontapé de partida para a Rail Baltica foi dado no final de Novembro com o início da construção de um viaduto que atravessa a via principal. O projecto global só deverá estar terminado em 2026: é o maior projecto de cooperação transfronteiriça na região do Báltico, orçamentado em mais de 5,8 mil milhões de euros (85% dos quais são contributo da União Europeia).