Pista de gelo e carrossel parisiense animam Coimbra no Natal
Uma pista de gelo natural, um carrossel parisiense e uma árvore de Natal interactiva são os destaques da programação de Natal de Coimbra, que animará a cidade durante cinco semanas.
Espectáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas e workshops estão entre as várias actividades previstas na programação para a quadra festiva, que a Câmara Municipal de Coimbra apresenta pelo sétimo ano consecutivo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Espectáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas e workshops estão entre as várias actividades previstas na programação para a quadra festiva, que a Câmara Municipal de Coimbra apresenta pelo sétimo ano consecutivo.
Com esta programação, a autarquia pretende “reafirmar a diversidade cultural da cidade, reforçando a sua atractividade nesta época natalícia”, e também “promover o comércio da Baixa e atrair mais público a esta zona central da cidade”.
A pista de gelo natural, o carrossel parisiense e a árvore de Natal interactiva ficarão instaladas no Terreiro da Erva e terão acesso gratuito. “As três estruturas poderão ser usufruídas desde o dia 6 até ao dia 25 de Dezembro”, acrescenta a autarquia.
Outro dos destaques da programação é a Corrida São Silvestre, que vai na sua 42.ª edição, organizada pelo município, pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e pela Associação Recreativa Casaense. Segundo a autarquia, trata-se da “segunda mais antiga do país” e “inclui uma prova de cerca de 10 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, num percurso por algumas das ruas mais emblemáticas” da cidade.
“O contributo dos agentes culturais do concelho para esta programação é muito importante e resulta numa forte aposta do município em promover a actividade das colectividades”, sublinha.
A encerrar as festividades, realiza-se o habitual Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Clássica do Centro, no dia 5 de Janeiro. A festa de passagem de ano será animada pelo grupo Os Azeitonas e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, naquela que a autarquia espera que seja “uma grande festa”, que atrairá “milhares de pessoas” à Baixa de Coimbra. “São quatro palcos, com animação musical para todos os gostos e a promessa de um espectáculo inesquecível, de 12 minutos, de fogo-de-artifício sobre o Rio Mondego”, refere, acrescentando que, na Praça do Comércio, haverá um palco dedicado aos DJ, numa discoteca a céu aberto.
A cidade já se encontra iluminada para esta época, com destaque para a decoração da praça 8 de Maio, em frente aos Paços do Município, no largo da Portagem, na praça da República e na ponte de Santa Clara. O município refere que voltou a apostar “em iluminação ecológica, uma vez que as luzes instaladas são LED de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético e amigas do ambiente”. Este ano, haverá “sete novos pontos de luz, com motivos alusivos à época festiva, designadamente na praça das Cortes, entradas da rua das Padeiras, rua das Azeiteiras e rua da Sota, na rua dos Sapateiros, em todos os corredores da avenida Sá da Bandeira e junto à Estação Ferroviária de Coimbra B”, acrescenta.
Um presépio estilizado com 11 metros de altura e sete de largura na entrada da ponte de Santa Clara, do lado da Portagem, um pórtico luminoso de Boas Festas com cerca de 12 metros de altura e oito de largura, e árvores de Natal em praças e largos da Baixa são outros pontos de interesse.
A iluminação de Natal representou um investimento de cerca de 108 mil euros (com IVA).