As três locomotivas a vapor centenárias e as quatro carruagens dos anos 30 que há dois anos estiveram prestes a ser transformadas em sucata vão agora ser transportadas para Guifões (Porto) a fim de serem preservadas e valorizadas. Com elas vão mais duas locomotivas a vapor que têm estado “escondidas” num armazém da estação de Livração (Marco de Canaveses). Trata-se da E143, uma Mikado que prestou serviço nas linhas do Porto à Póvoa e Guimarães, e da E162, uma Mallet que andou em praticamente todas as linhas de via estreita do país. Por terem estado protegidas, estão ambas em razoável estado de conservação.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
As três locomotivas a vapor centenárias e as quatro carruagens dos anos 30 que há dois anos estiveram prestes a ser transformadas em sucata vão agora ser transportadas para Guifões (Porto) a fim de serem preservadas e valorizadas. Com elas vão mais duas locomotivas a vapor que têm estado “escondidas” num armazém da estação de Livração (Marco de Canaveses). Trata-se da E143, uma Mikado que prestou serviço nas linhas do Porto à Póvoa e Guimarães, e da E162, uma Mallet que andou em praticamente todas as linhas de via estreita do país. Por terem estado protegidas, estão ambas em razoável estado de conservação.