Imobiliário. Como ter a certeza que está a apostar num bom negócio?
O mercado imobiliário é volátil e nem sempre é fácil aproveitar as melhores oportunidades. Mas, na era das Tecnologias da Informação existem ferramentas digitais que permitem fazer a diferença na hora de concretizar bons negócios.
O mundo está a mudar e a forma de fazer negócios também. Numa época em que a informação chega e sobra, a qualidade torna-se prioritária para fazer frente à quantidade e esclarecer dúvidas sobre os conteúdos em que podemos confiar. As melhores decisões nascem dos melhores dados. Na era das Tecnologias da Informação, o Big Data é um aliado para definir a melhor estratégia e optimizar resultados com o objectivo de vencer em mercados concorrenciais. Para quem tem necessidade de conhecer as informações-chave do mercado imobiliário, o idealista/data - a nova ferramenta online disponibilizada em Portugal pelo Idealista - permite avaliar com rigor tendências, riscos e oportunidades. O serviço possibilita o máximo controlo sobre os imóveis, conhecimento aprofundado da procura e da oferta, com informação em tempo real.
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O mundo está a mudar e a forma de fazer negócios também. Numa época em que a informação chega e sobra, a qualidade torna-se prioritária para fazer frente à quantidade e esclarecer dúvidas sobre os conteúdos em que podemos confiar. As melhores decisões nascem dos melhores dados. Na era das Tecnologias da Informação, o Big Data é um aliado para definir a melhor estratégia e optimizar resultados com o objectivo de vencer em mercados concorrenciais. Para quem tem necessidade de conhecer as informações-chave do mercado imobiliário, o idealista/data - a nova ferramenta online disponibilizada em Portugal pelo Idealista - permite avaliar com rigor tendências, riscos e oportunidades. O serviço possibilita o máximo controlo sobre os imóveis, conhecimento aprofundado da procura e da oferta, com informação em tempo real.
A principal vantagem é que “[os clientes] passam a ser capazes de fazer o que já faziam, historicamente, de uma forma muito mais rápida, eficiente e credível, distinguindo-se assim da concorrência pela positiva”, sublinha Daniel del Pozo, director do idealista/data.
Esta plataforma online analisa o ciclo do mercado imobiliário local, disponibilizando métricas sofisticadas como o período de tempo que um imóvel já está no mercado, volatilidade, liquidez, elasticidade de preço e rentabilidade. “Distinguimo-nos pelo processamento e a análise profunda de variadas bases de dados, tanto públicas como privadas, e transformamo-las em informação acessível para qualquer profissional do sector imobiliário”, frisa Inês Campaniço do idealista/data Portugal.
À distância de um simples clique
No conforto do lar ou do escritório, a ferramenta ajuda a conhecer de forma imediata as principais tendências do mercado imobiliário, através de uma segmentação por zonas. O preço de uma casa é influenciado por muitos factores, não depende apenas dos metros quadrados, do número de assoalhadas, do estado de conservação ou de alguns extras como garagem ou piscina. A localização e o momento em que se encontra mercado imobiliário são variáveis determinantes na equação.
Actualmente o preço das casas está a subir, mas a diferentes ritmos consoante as zonas, pelo que se torna importante conhecer as características específicas de cada bairro. Assim, um dos segredos para fazer um bom negócio no mercado imobiliário é ter acesso a informação local, porque cada área tem características próprias que influenciam a procura e oferta de imóveis. Realizar uma análise prévia permite perceber a margem de negociação para obter um preço justo, o que é útil não apenas para um particular que queira comprar ou vender casa, como para os profissionais do sector imobiliário, investidores ou empresas. O idealista/data é uma plataforma flexível, que se adapta às necessidades de cada um: os investidores optimizam a rentabilidade e minimizam o risco dos investimentos; as construtoras identificam a procura e as necessidades dos clientes; as agências imobiliárias permitem melhorar a angariação e comercialização; e os particulares podem controlar as decisões sobre o seu património imobiliário.
Fórmula de sucesso adaptada ao mercado português
Nasceu como uma startup, em Espanha, e é actualmente uma referência de mercado com presença, também, no mercado italiano e português. “Começámos por montar uma página web em que o nosso objectivo era avaliar todos os imóveis de Espanha, em tempo real, e pouco a pouco, fomos agregando outras bases de dados com informação que fosse útil para o consumidor como transportes, registos prediais, etc. A partir daí fomos desenvolvendo novos produtos”, explica Daniel del Pozo. Para tal, contaram com uma equipa multidisciplinar que se divide entre as áreas de real estate; desenvolvimento informático e data analytics.
A chegada em Portugal aconteceu “num momento em que o sector imobiliário está a passar por um período extremamente positivo e dinâmico, mas com uma grande falta de qualidade na oferta de análise de dados”, afirma Inês Campaniço, do idealista/data Portugal. A responsável explica, ainda, que foi necessário adaptar os modelos de análise à realidade portuguesa para obter informação útil, completa e com a qualidade, em harmonia com as características do mercado imobiliário português.
Em Portugal, o idealista/data conta com um perfil de clientes e colaboradores muito diversificado: desde a administração pública a fundos de investimento, investidores, consultoras, avaliadoras, grandes e pequenas agências imobiliárias. A ferramenta online também já conquistou clientes fora do sector imobiliário, porque cria uma ampla gama de informação que pode ajudar, por exemplo empresas de telecomunicações, a tomar melhores decisões com base nos dados gerados a partir do sector imobiliário.
Com esta ajuda as empresas e os profissionais portugueses “conseguem poupar nos custos, ser mais rápidos, reduzir o risco de tomada de decisões e investimentos e fazer melhores negócios”. Para as agências imobiliárias de menor dimensão a plataforma representa também uma vantagem competitiva, na medida em que encontram um parceiro capaz de proporcionar tecnologia a preços ajustados.
Ao contratarem este tipo de serviços, os ganhos para as empresas começam desde logo já que ganham tempo para se focar no essencial, comunicar com o cliente, assessorar e guiar transacções, entre outras múltiplas tarefas, assegurando, em todo o processo que estão a apostar num bom negócio.