Apoio ao independentismo em queda na Catalunha

Sondagem mais recente, realizada ainda antes das sentenças do Supremo Tribunal, confirma tendência. Desde as vésperas do referendo de 2017 que o apoio ao independentismo não era tão baixo.

Foto
Reuters/RAFAEL MARCHANTE

O apoio ao independentismo na Catalunha continua a cair, de acordo com uma nova sondagem conhecida esta sexta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O apoio ao independentismo na Catalunha continua a cair, de acordo com uma nova sondagem conhecida esta sexta-feira.

A sondagem do Centro de Estudos de Opinião, que pertence ao governo catalão, mostra que 41,9% dos inquiridos apoia a independência da região, enquanto a rejeição subiu para 48,8%. O estudo foi realizado antes de ser conhecida a sentença do Supremo Tribunal que condenou nove dirigentes independentistas e confirma a tendência de queda dos sentimentos favoráveis à secessão registada em estudos anteriores.

Em Julho, 44% dos inquiridos diziam-se a favor da independência catalã, contra 48,3% que a rejeitavam.

Desde as vésperas do referendo de 1 de Outubro de 2017, considerado ilegal pelo Estado espanhol, que o apoio ao independentismo não era tão reduzido na Catalunha, lembra o La Vanguardia.

O descontentamento em relação ao nível de autonomia que a Catalunha tem em relação ao Estado central mantém-se maioritário (58,8% dizem ser insuficiente), no entanto, este é o valor mais baixo em onze anos.

A solução mais apreciada pelos inquiridos no que respeita a uma relação com o Estado espanhol é a de “um Estado independente” (33,6%), seguida da continuação como “comunidade autónoma” (28%), um “Estado dentro de uma Espanha federal” (21,6%), e “uma região de Espanha” (7,8%). Acompanhando a tendência geral, a preferência dos catalães pela criação de um Estado independente também tem caído.

Nas eleições legislativas do último fim-de-semana, os partidos políticos pró-independência reforçaram a sua presença no Congresso dos Deputados, mas não obtiveram a maioria dos lugares em disputa.